Serei muito grata se me ajudarem.
Faça uma pesquisa e um pequeno relato como desenvolvimento sobre as perguntas a seguir.
1- Quais foram os cientistas ou as cientistas africanos? Cite no mínimo dez e qual foi seu período de existência.
2- Quais foram os físicos negros ou negras que tiveram uma grande destaque na sociedade? Cite os nomes e quais foram os desenvolvimentos.
3- Quais são físicos negras ou negros quem estão vivos?
4- Qual foi a primeira física negra e primeiro físico negro no Brasil? Copiar em uma folha a parte, tirar foto e enviar na plataforma.
Obs: Faça em forma de texto ou desenho ou mapa mental.
Respostas
1-
Alfred Oscar Coffin (1861 - 1933)
George Washington Carver (1864 - 1943)
Ernest Everett Just (1883 - 1941)
St. Elmo Brady (1884 - 1966)
Alice Ball (1892 - 1916)
Resumos
A finalidade deste artigo é fazer alguns apontamentos acerca de um tema subexplorado na historiografia brasileira: a trajetória do movimento negro organizado durante a República (1889-2000), com as etapas, os atores e suas propostas. A idéia central é demonstrar que, em todo o período republicano, esse movimento vem desenvolvendo diversas estratégias de luta pela inclusão social do negro e superação do racismo na sociedade brasileira.
População Negra; Anti-racismo; Movimento Negro
No Brasil, 54% da população se autodeclara preta ou parda, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada em 2015. No entanto, no mesmo ano, somente 12,8% dos jovens negros de 18 a 24 anos (considerando homens e mulheres) chegaram ao nível superior, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os números mostram que o espaço acadêmico ainda é pouco ocupado por mulheres negras e, as poucas que alcançam destaque, o conseguem com muito esforço e resistência.
Diante deste cenário adverso, o Brasil de Fato elaborou uma lista reconhecendo o talento e o sucesso de cientistas negras brasileiras do ramo das exatas, humanas e biológicas, que superaram o machismo acadêmico e o racismo. Confira:
1. Enedina Alves
Enedina Alves Marques foi a primeira mulher negra a se formar em engenharia no Brasil. Nascida em 1913, de família pobre, ela cursou engenharia e se formou aos 30 anos no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Em agosto de 1981, foi vítima de um infarte.
O cineasta Paulo Munhoz e o historiador Sandro Luis Fernando pesquisaram a vida de Enedina e pretendem lançar um documentário sobre sua vida pessoal e acadêmica.
vou ver as outras respostas!