O poder público é responsável pela execução de diversos serviços, por isso atua em vários âmbitos da sociedade. Uma técnica considerada necessária para a realização eficiente de suas atividades é a especialização de setores ou unidades.
Relacione as técnicas de especialização listadas a seguir com as respectivas descrições.
I. Concentração
II. Centralização
III. Desconcentração
IV. Descentralização
( ) É uma hipótese improvável e se dá quando as competências administrativas são realizadas diretamente por uma entidade federativa sem divisões internas.
( ) Atividade administrativa realizada pelo próprio poder público, que possui personalidade jurídica própria e cuja estrutura pode ser subdividida em vários órgãos.
( ) É a divisão interna de atribuição entre órgãos públicos em um mesmo sujeito jurídico; esses órgãos mantêm vinculação ao ente de que fazem parte.
( ) Caracteriza a atuação indireta do Estado por meio da criação de outros sujeitos jurídicos distintos e autônomos em relação a ele e estabelecidos para uma finalidade específica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma opção:
a.
II — I — IV — III.
b.
I — II — IV — III.
c.
IV — III — II — I.
d.
I — II — III — IV.
e.
II — I — III — IV.
Respostas
Resposta:
Letra C
Explicação:
Resposta: D
Explicação:
Na concentração, a função administrativa é exercida no âmbito interno de cada entidade (política ou administrativa), por apenas um órgão público, sem qualquer divisão.
Centralizada quando ela é desempenhada diretamente pela própria entidade estatal (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), por meio de seus vários órgãos e agentes públicos. Nessa forma de atuação, temos a Administração Pública direta, que é o próprio Estado.
Na desconcentração, a função administrativa é exercida também no âmbito interno de cada entidade (política ou administrativa), porém por mais de um órgão público, que divide competências.
Descentralizada quando a entidade estatal a exerce, não diretamente, mas de forma indireta, por meio de entidades administrativas que cria para esse fim específico e que integrarão a sua Administração Pública indireta (são as autarquias, fundações governamentais, empresas públicas, sociedade de economia mista e consórcios públicos)