Nesta tarefa, elabore um jogo para trabalhar o tema contemporâneo transversal “Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras” com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Delimite o conteúdo a ser abordado e dê asas à criatividade! Você deverá descrever as seguintes informações: ● Título do jogo, enfatizando o viés da temática a ser trabalhada; ● Faixa etária a que se destina; ● Objetivo do jogo; ● Conteúdos abordados; ● Modo de construção do jogo; ● Descrição da aplicação do jogo. Procure criar um jogo que possa, realmente, ser utilizado dentro
Respostas
Resposta:
Black e White
Material: Coletes ou fitas pretas e brancas e um apito.
Espaço: Quadra ou área ampla.
Esquema inicial: um fila de alunos (equipe branca) frente a um fila de Alunos (equipe preta), distância de 3 metros; uma linha atrás de cada fila, distância de 10 metros.
Desenvolvimento: Ao sinal de um silvo curto de apito, a equipe branca persegue a preta, que deverá fugir em direção a linha a sua retaguarda; quem alcançar a mesma estará salvo, quem for pego passará para a outra equipe, em seguida todos retornam a posição inicial. Ao sinal de dois silvos curtos de apito a equipe preta persegue a equipe branca.
Reflexão: Preconceito racial ou étnico e preconceitos de uma forma geral.
O Justiceiro
Material: Nenhum.
Espaço: Quadra ou área ampla.
Esquema inicial: Um aluno será escolhido para ser o “justiceiro”. Este deverá determinar quem irá carregar quem. O grupo deverá ficar atrás de uma linha demarcada no chão.
Desenvolvimento: Após o sinal de início, todos deverão transportar o colega até um determinado ponto.
Reflexão: Princípio Igualdade, da Equidade e a distribuição real da justiça entre pobres e ricos.
Diplomata
Material: Corda.
Espaço: Quadra ou área ampla.
Esquema inicial: duas equipes onde um aluno de cada equipe terá a função de “diplomata” e é o que deverá inicialmente escolher a sua equipe.
Desenvolvimento: Como no cabo de guerra tradicional, porém com o objetivo de equilibrar as forças e não derrotar o adversário, os diplomatas buscarão cumprir com esse objetivo através do convencimento dos alunos do grupo oposto a fazerem parte do seu, através de argumentos convincentes, isso tudo durante a ação do jogo.
Reflexão: A importância do diálogo na resolução de conflitos.
Dê à mão
Material: Nenhum.
Espaço: Quadra ou área ampla.
Esquema inicial: Livre.
Desenvolvimento: Como num pique, aquele que for colado ficará agachado aguardando que algum colega o descole. Para descolar é preciso estender a mão a quem está colado.
Reflexão: A importância da solidariedade.
Explicação:
Toda essa proposta visa à transformação do ser, principalmente relacionada à modificação interior, ou seja, pretende-se contribuir para a formação de um ser mais ético, autônomo, participativo, solidário, crítico, responsável, etc. Os PCNs (BRASIL, 1997), destacam que a escola não muda a sociedade, mas pode, partilhando esse projeto com seguimentos sociais que assumem os princípios democráticos, articulando-se a eles, constituir-se não apenas como espaço de reprodução, mas também como espaço de transformação.