Leia o texto abaixo.
[...] Valente foi sucedido por Teodósio, que tornou o cristianismo religião oficial do império de vez. Ele também captou a clara superioridade dos godos sobre as já manjadas legiões romanas nos campos de batalha e passou a recrutá-los para as forças imperiais. Isso segurou as pontas por um tempo. Quando ele morreu, em 395, o império foi oficialmente dividido em Ocidente e Oriente. A porção oeste estava cada vez mais fragilizada, e os godos chegaram à Itália em 402. Outros bárbaros também aproveitavam a situação. Os vândalos vandalizaram a Gália, e os próprios godos chegaram a Roma em 409. [...]
DEURSEN, Felipe van. Como uma crise de refugiados destruiu o Império Romano. Superinteressante, 2017. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2021. Fragmento.
De acordo com esse texto, o fim do Império Romano decorreu
a ) da unificação entre povos bárbaros.
b ) das compras de terras do Estado pelos povos bárbaros.
c) das propostas diplomáticas dos bárbaros.
d ) do acordo dos herdeiros do imperador com os bárbaros.
e ) dos processos migratórios estabelecidos pelos bárbaros.
Respostas
Resposta:
Letra A
Explicação:
Em 410, a cidade de Roma foi saqueada pelos visigodos e, a partir daí, uma sucessão de povos invadiu as terras romanas: alanos, suevos, vândalos, alamanos, jutos, anglos, saxões, hunos, francos etc. Todos esses povos, ao perceberem o enfraquecimento da parte ocidental do Império Romano, instalaram-se nas terras e criaram novos reinos.
De acordo com o texto, o fim do Império Romano se deu por causa da unificação entre povos bárbaros, e por isso a alternativa correta é a letra A.
Os povos germânicos eram também conhecidos como bárbaros, noção essa que surgiu da Grécia antiga, porque eram povos que não falavam grego e nem possuíam a cultura grega. Esses povos habitavam o norte da Europa.
Esses povos levaram ao fim do Império Romano no ocidente, muito por conta das suas invasões, levando a uma descentralização de poder, além da perda de territórios.
Um dos outros diversos fatores para a crise do Império Romano foi o catolicismo, pois a difusão da religião enfraqueceu o poder do imperador, visto que os adeptos católicos deixaram de os cultuar religiosamente.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/45547524