Respostas
A geografia econômica é um ramo de estudos ligado à geografia humana, que explora a localização, distribuição e organização das atividades econômicas em diferentes lugares do planeta. Ou seja, estuda a diversidade de condições econômicas sobre a Terra.
A economia de uma área geográfica pode ser influenciada pelo clima, pela geologia e pelos fatores político-sociais. Por exemplo, o clima pode influenciar a disponibilidade de recursos naturais, as condições de trabalho e produtividade. A geologia pode afetar a disponibilidade de recursos, o custo de transporte e as condições de uso da terra. As instituições político-sociais de cada região também exercem impacto nas decisões econômicas.
Os estudiosos em geografia econômica têm por foco os aspectos espaciais das atividades econômicas em várias escalas. Por exemplo, analisar a distância de uma cidade como um possível mercado promissor para diversos produtos é fundamental nas decisões econômicas das empresas. Outros fatores, como o acesso ao mar por portos marítimos ou a presença de matéria-prima como petróleo, também afetam as condições econômicas dos países.