Porque os fungos nunca estão na base de uma teia alimentar, ou seja, por que nunca são produtores. Explique também a importância dos fungos para o equilíbrio de um ecossistema.
Respostas
Olá, jovem!
Vamos à explicação:
Os fungos não são plantas, como se pensavam os primeiros estudiosos da filogenética. Eles não possuem cloroplastos (portanto, não têm clorofila). Isso significa que eles não são capazes de produzir seu próprio alimento como fazem as plantas.
hoje, na verdade, a biologia coloca os fungos como sendo muito mais parecidos com os animais do que com as plantas.
Então, por que os fungos não são produtores?
Eles não estão na base da cadeia alimentar e nem são produtores, justamente porque eles não produzem a glicose como as plantas. Eles são heterotroficos assim como os animais; então, necessariamente, eles precisam consumir os produtos de outros seres vivos para se alimentar. Portanto, eles não podem estar no início da cadeia, porque precisa haver seres vivos antes deles que gerarão ou serão seu alimento.
Qual a importância dos fungos para o equilíbrio de um ecossistema?
Os fungos são importantes decompositores de organismos mortos (os fungos saprófagos). Dessa maneira, eles tem uma grande contribuição na reciclagem da matéria orgânica, fazendo com que o ambiente em que eles vivem entre num ciclo de renovação de substâncias que propicia o desenvolvimento da vida naquele lugar.
Um exemplo disso, é a renovação do carbono no ar e do nitrogênio na terra, que deixa o ambiente propício para o crescimento de plantas, que são a base da cadeia alimentar.
#OBS.: ETIMOLOGIA ---> saprófagos
- sapro --> podre
- fagos --> comer, "se alimenta"
Saprófagos --> aquele que se alimenta de comida podre em decomposição.
Qualquer dúvida, é só perguntar.