. As alterações dos cromossomos da célula podem ser numericas alteram o numero normal de cromossomos) ou estruturais (alteram a sequência de genes de um cromossomo).As alterações numericas classificam-se em aneuploidia e euploidia. Diferencie esses dois tipos de alterações numéricas.
Respostas
Resposta:
Euploidia: altera completamente os conjuntos cromossômicos. Isso quer dizer que o número de genomas é alterado, podendo, nesse caso, um conjunto diploide (2n) originar um organismo haploide (n) ou poliploide (conjuntos cromossômicos acima do nível diploide). Quando analisamos a espécie humana, é possível perceber que a euploidia, normalmente, não é compatível com a vida.
Aneuploidia: diferentemente da euploidia, não altera todo um conjunto de cromossomos, sendo observado apenas o aumento ou a diminuição de um ou mais cromossomos. Quando um organismo possui um cromossomo a menos, chamamos a condição de monossomia (2n-1); quando possui um cromossomo a mais, recebe o nome de trissomia (2n+1); quando possui dois cromossomos a menos, é um caso de nulissomia (2n-2); por fim, quando apresenta dois cromossomos a mais, é tetrassomia (2n+2).
As aneuploidias são mudanças que ocorrem na quantidade de cromossomos, sem mudar a ploidia de uma determinada espécie, ao passo que uma euploidia, é uma mudança na ploidia de certa espécie.
- Como assim ?
Por exemplo, nós seres humanos, somos diploides (2n), isso significa que nós recebemos metade (n) do número de cromossomos do nosso pai, e a outra metade nós recebemos da nossa mãe, totalizando 46 cromossomos. E claro, se a metade veio do nosso pai e a outra metade da nossa mãe, 23 vieram do nosso pai, a partir do gameta masculino chamado de espermatozoide, e 23 vieram da nossa mãe presentes no ovócito secundário, que é o gameta feminino.
- Certo, e o que isso tem a ver com euploidia e aneuploidia ?
Vamos supor que nós sendo diploides (2n), por meio de uma série de mutações, nos tornássemos triploides (3n), ou seja, teríamos 3 conjuntos de cromossomos (esse caso ocorreu com uma menina na grécia), em que a mesma nasceu com 69 cromossomos. Ocorreu então um caso de euploidia, pois a ploidia dela mudou.
- E as aneuploidias ?
Essas são comuns, e ocorre quando nós possuímos cromossomos a mais ou a menos do que o normal, podemos citar como exemplos várias síndromes, como por exemplo :
- Síndrome de Down (trissomia no cromossomo 21)
- Síndrome de Klinefelter (Indivíduo possui 2 cromossomos X e outro Y)
- Síndrome de Turner (Indivíduo possui 1 cromossomo sexual X apenas)
- Síndrome de Edwards (Indivíduo possui 1 cromossomo 18 a mais)
Entre várias outras, perceba que a ploidia não mudou, apenas por erros, na maioria das vezes que ocorrem na meiose, os indivíduos possuem um cromossomo a mais ou menos.
Bons estudos e espero ter ajudado :)