Fonte: Oxfam
A forma como se cobra impostos pode aumentar ou reduzir desigualdades. Isso vai depender da distribuição dos tributos sobre quatro grandes bases: renda, propriedade, consumo e contribuições sociais. Apesar de a carga tributária brasileira estar na média do que se cobra de impostos em diversos países, ela está muito mal distribuída entre as quatro bases mencionadas. Enquanto 50% da arrecadação no Brasil é sobre consumo, a média nos países da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) é de 32%. Já a média da arrecadação sobre renda nos países da OCDE é de 34% enquanto no Brasil é de apenas 25%.
Disponível em: . Acesso em: 05 ago. 2021
Para obter os recursos necessários à gestão da nação, o governo conta com as receitas públicas, formadas pelos montantes arrecadados pelos governos em determinado período. Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir.
I. A tributação direta reduz diretamente a disponibilidade de renda das pessoas a consumir.
II. Todos os produtos e serviços consumidos pelas famílias têm em seus preços uma parcela de custo que são os tributos indiretos.
III. Os tributos indiretos atingem indiscriminadamente todos os produtos e serviços, os consumidos pelos ricos e pelos pobres, encarecendo-os.
É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
Alternativa E 1,2,3
Explicação:
1: com a tributação direta, o governo tira dinheiro da população através di IR, IPVA, IPTU....
2: Até chegar ao consumidor final, os fabricantes e revendedores vão acrescentando o valor do tributo ao valor de venda do produto. como o ICMS, IPI, Pis/Cofins....
3: Todos os impostos pagos são acrescentados ao valor de venda do produto, fazendo com que eles fiquem mais caros.
A tributação direta reduz a disponibilidade de renda das pessoas para consumir, então o Estado brasileira tributa indiretamente os produtos e serviços, em teoria, atinge a todos indiscriminadamente (I, II e III estão corretas).
Porém, na realidade, os mais pobres acabam sofrendo bem mais dessa forma, já que eles é que usam boa parte da renda, se não toda ela, em bens de consumo e serviços, no final o pobre é mais tributado do que o rico.
O rico gasta bem menos dinheiro consumindo (ao menos proporcionalmente a sua renda), então o imposto sobre os mais ricos tende a ser bem menor.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/21713913