• Matéria: História
  • Autor: gabriel2025936
  • Perguntado 3 anos atrás

Com base em pesquisas em livros e na internet, ou considerando seus conhecimentos prévios, escreva um texto sobre as caracteristicas do mo mento artistico em que manifestações culturais como a bossa nova, a poesia concreta e os edifi cios públicos da cidade de Brasilia estavam inse ridas. No texto, explique de que forma elas fu giam do "modelo do excesso citado por Santuza Cambraia Naves. Para isso, utilize trechos de canções da bossa nova e trechos de um poema concreto como exemplos.​

Anexos:

Respostas

respondido por: elieziosouzagomes20
4

Resposta:

Resumos

O artigo analisa os estilos que se criaram na música popular brasileira na década de 60, procurando entendê-los em termos de continuidades e descontinuidades com a bossa nova. O argumento central é que embora as experimentações harmônicas dos bossa-novistas tenham influenciado vários compositores da geração posterior, estes romperam com a estética de contenção inaugurada pela bossa nova, afinada com o ideário de racionalidade, despojamento e funcionalismo que caracteriza várias manifestações culturais do período, como a poesia concreta e a arquitetura de Oscar Niemeyer. Os músicos posteriores - da canção de protesto à tropicália - recuperaram a costumeira visão modernista de se conceber o Brasil como universo inesgotável de informações culturais, arcaicas e contemporâneas, regionais e universais, recorrendo à estética do excesso.

Música popular; Bossa nova; Tropicália; Anos 60; Modernismo

The article analyzes styles of Brazilian popular music that arose in the Sixties, reading them in terms of continuity and discontinuity vis-à-vis bossa nova. The core argument is that, although the experiments in harmony of the bossa-nova musicians influenced a number of songwriters of the following generation, the latter broke with the aesthetics of restraint pioneered by the former, which was in keeping with various other cultural forms of the period, such as concrete poetry and Oscar Niemeyer's architecture. Popular musicians of the later generation, from protest music to tropicália, returned to the traditional Modernist view of Brazil as an inexhaustible trove of cultural information, archaic and contemporary, regional and universal, and to the Modernist aesthetics of excess.

Brazilian popular music; Bossa nova; Tropicália; the Sixties; Modernism

L'article analyse les styles créés dans la musique populaire au Brésil au cours des années 60, et cherche à les appréhender en termes de continuités et de discontinuités avec la bossa nova. L'argument central est le suivant: malgré le fait que les expériences harmoniques des "bossa-novistas" aient influencé plusieurs compositeurs de la génération postérieure, ceux-ci ont rompu avec l'esthétique de modération inaugurée par la bossa nova, ajustée aux idées de la rationalité, du dépouillement et du fonctionnalisme qui caractérise plusieurs manifestations culturelles de cette période, comme la poésie concrète et l'architecture de Oscar Niemeyer. Les musiciens qui sont apparus postérieurement - entre la chanson politiquement engagée et la tropicália - ont récupéré la vision moderniste habituelle selon laquelle le Brésil est conçu comme étant un univers inépuisable d'informations culturelles, archaïques et contemporaines, régionales et universelles, faisant appel à l'esthétique de l'excès.

Musique populaire; Bossa nova; Tropicália; Années 60; Modernisme

Explicação:  nao presisa escrever tudo


gabriel2025936: obrigado meu amigo
Perguntas similares