A insegurança no trânsito foi entendida como responsabilidade individual. Vasconcellos (2013) aponta que, no período de 1960 a 2010, o trânsito no Brasil matou 1,5 milhão de pessoas. As políticas de segurança viária são ações para garantir uma circulação segura. Assinale a alternativa que apresenta a expressão correta da política de (in)segurança:
a.
A infraestrutura de calçadas nas cidades brasileiras foi projetada de forma integrada com os pontos de embarque e desembarque do transporte público, para melhorar as condições de segurança dos usuários de transporte coletivo, a partir da década de 1990.
b.
No período analisado, a infraestrutura de ciclovias foi ampliada e consolidada para garantir o deslocamento do pedestre e do ciclista, numa rede integrada com o transporte público.
c.
A Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.58/2012) está fundamentada no princípio de regulamentação do transporte urbano de cargas por motocicleta.
d.
O pedestre e posteriormente o motociclista representaram fisicamente o papel mais vulnerável no trânsito.
e.
Os produtores de carros se responsabilizaram pela segurança integral dos seus produtos, tendo instalado equipamentos de segurança desde o surgimento da indústria automobilística no Brasil.
Respostas
Resposta:
d. O pedestre e posteriormente o motociclista representaram fisicamente o papel mais vulnerável no trânsito.
Explicação:
Com a consolidação da indústria automobilística, que instalou equipamentos de segurança apenas quando foi obrigada pelo governo ou para seguir regras de suas matrizes, a cidade foi ocupada pelo transporte individual, produzindo milhares de feridos e mortos por ano. Até 1990, o pedestre era o sujeito mais vulnerável e, a partir dessa data, o motociclista vem para aumentar a violência no trânsito. No mesmo período, destaca-se a ausência ou precariedade das calçadas e ciclovias nas cidades brasileiras. A negação dos direitos do pedestre começou com a definição legal de que a construção e a manutenção das calçadas são responsabilidade do proprietário do lote. Assim a Política Nacional de Mobilidade Urbana está fundamentada no princípio de segurança no deslocamento das pessoas.
Resposta:
letra d
Explicação:
O pedestre e posteriormente o motociclista representaram fisicamente o papel mais vulnerável no trânsito.