Respostas
Resposta:
A água é fundamental para a proliferação da vida no planeta Terra, uma vez que os seres vivos tiveram seu surgimento em ambientes aquáticos, ou seja, nas águas.
A partir dessa verificação é observado que tanto os seres da fauna e da flora como também o homem tem seus respectivos organismos formados e compostos por uma grande parte de água, além disso, todos esses seres não conseguem sobreviver sem tal recurso, desse modo, é algo essencial a toda e qualquer forma de vida.
Para suprir a necessidade desse recurso é preciso retirá-la da natureza, nela as águas se encontram distribuídas basicamente em dois grupos: água doce e água salgada. Ambas são importantes para a humanidade, porém, somente a água doce é consumida pelos seres vivos. Essa é encontrada na natureza em rios, lagos, córregos, além das águas subterrâneas e das que se encontram na atmosfera.
Uma das principais fontes de água para as sociedades são os rios dispersos no mundo. Desde as primeiras civilizações os rios sempre fizeram parte do desenvolvimento de importantes sociedades, desse modo, essas se agruparam nas proximidades dos mananciais.
Os rios se destacam no abastecimento de água para todas as sociedades do mundo, geralmente são eles os responsáveis por fornecer o recurso que é ingerido por pessoas e animais domésticos, é também usado na irrigação de lavouras, utilizado na higiene das pessoas, além de possibilitar o fluxo em suas águas por meio das hidrovias, assim como a pesca, esportes náuticos, lazer, produção de energia e outros.
Existem milhares de rios, porém alguns ocupam um lugar de destaque no cenário mundial, desse modo, os principais rios do mundo são:
Mississipi: esse é um importante rio que está localizado nos Estados Unidos, junto com seus afluentes abrange aproximadamente 40% do território nacional, desse modo, é o mais extenso de todos os existentes no país.
Amazonas: rio que nasce na cordilheira do Andes e percorre 6.868 quilômetros e detém, pelo menos, 7 mil afluentes, em razão dessas características é o maior rio do planeta, isso em dois aspectos, tanto em volume como em extensão.
Rio Paraná: importante rio da América do Sul, especialmente para o Brasil e Paraguai, foi nas águas desse manancial que foi construída uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, a Usina de Itaipu, esse empreendimento provocou a inundação das sete quedas que ali existiam.
Rio Danúbio: rio que percorre nove países do continente europeu e sempre desempenhou um importante papel nas sociedades que atravessava, esse é o segundo maior rio do continente.
Rio Volga: rio europeu com 3.688 quilômetros de extensão, é o maior rio do continente, contribui para o fluxo hidroviário, pois suas águas são propícias para o transporte dessa natureza.
Rio Ganges: rio que nasce em uma altitude de 4.200 metros, esse é considerado pelos hindus como sagrado, pois eles acreditam que suas águas possuem a capacidade de realizar a purificação da alma durante um banho.
Rio Huang-Ho ou Amarelo: rio que nasce no centro da China, a denominação de Amarelo é proveniente da cor de suas águas. Esse é um dos rios de grande destaque no território chinês.
Rio Yang-Tsé ou Azul: rio chinês que corta grande parte do território de oeste a leste.
Rio Congo: corresponde ao segundo maior rio em volume de água, seu curso percorre áreas africanas de predominância equatorial, dessa forma, ocorre uma grande incidência de chuvas provocando assim o aumento do volume de água desse rio.
Rio Nilo: esse é um dos mais conhecidos do mundo, além disso, é o segundo maior. Importantes civilizações surgiram nas margens desse manancial.
Tigre e Eufrates: rios de extrema importância para a região do Oriente Médio, principalmente pelo fato de se tratar de uma área de restrita reserva de águas