O Currículo em Ação para o Ensino Médio destaca “[...] a necessária flexibilidade para a adoção de estratégias metodológicas que promovam o protagonismo e a autonomia do estudante.” (São Paulo, 2020, p.26).
Considere as seguintes ações:
I) Cuidar para que as ações pedagógicas de gestores e de professores levem em conta os anseios dos estudantes a respeito de suas aprendizagens e suas necessidades.
II) Estimular a formação de diferentes espaços culturais e tecnológicos planejados e geridos pelos estudantes com suporte da equipe escolar.
III) Promover, com os estudantes, discussões sistemáticas sobre processos, instrumentos e estratégias para que acompanhem e avaliem suas próprias aprendizagens e demandas.
IV) Selecionar os estudantes com melhor desempenho para atuarem como representantes dos colegas nas reuniões e conselhos escolares.
Assinale a alternativa que indica as ações que podem ser desenvolvidas na escola de modo a contribuir para desenvolvimento do protagonismo e da autonomia dos estudantes.
a. I, II e III, apenas.
b. I e III, apenas.
c. I, II, III e IV.
d. I, III e IV, apenas.
e. I e II, apenas.
Respostas
Resposta:
I, II e III, apenas.
Explicação:
Ao apontar essas ações como exemplos para o desenvolvimento do protagonismo e autonomia dos estudantes você demonstra identificar a necessidade de se criar uma escola que vivencie uma gestão democrática, que valorize a flexibilização e integração das ações pedagógicas tendo os anseios, as necessidades e as potencialidades dos estudantes como foco do processo educativo, lidando com o presente dos jovens e fortalecendo-os para seu futuro. As ações escolhidas por você indicam que a flexibilidade como princípio de organização curricular enseja o atendimento às especificidades locais e à multiplicidade de interesses dos estudantes, estimulando o exercício do protagonismo juvenil, fortalecendo sua autonomia no acompanhamento e na tomada de decisões em sua vida escolar e pessoal, estruturantes para o desenvolvimento de seus projetos de vida. Com ações desse tipo há ainda abertura para a criatividade e para o pensamento crítico que permitem novas conexões entre saberes e diversas possibilidades de exploração desses saberes.
O currículo em ação, surge como um cronograma de atividades que devem ser cumpridas para chegar a tal posição, no caso da educação, ou seja, para que o aluno se forme ele deve seguir adequadamente o currículo proposto. Apenas as alternativas I, II e II.
A formação de diferentes espaços culturais e tecnológicos fazem parte do processo de cooperação e coletividade, para que as ações pedagógicas de gestores é sejam propostas pelo educador, que é um mediador do ensino, e, os alunos o pilar nesse processo.
Por fim, o currículo em ação é aquele que fundamenta o conteúdo didático que será oferecido, enquanto o Projeto Político Pedagógico se relaciona aos pressupostos básicos para a atuação didática.
Mais sobre o currículo:
https://brainly.com.br/tarefa/47524898