• Matéria: História
  • Autor: mdslary2021
  • Perguntado 3 anos atrás

FONTE 08:A POLÍTICA EXPANSIONISTA ROMANA Nos primeiros quatro séculos da História de Roma, os romanos entraram em conflitos, dominaram ou fizeram alianças com povos vizinhos, expandindo-se, primeiro, em direção ao Lácio (região vizinha à cidade) e, depois, a à tala central, meridional e setentrional, Os conquistados recebiam tratamento muito diversificado, segundo sua posição em relação ao poder romano. Os que se aliassem, recebiam direitos totais ou parciais de cidadania, enquanto os derrotados que não cedessem eram subjugados, muitos vendidos como escravos, outros eram submetidos a tratados muito desiguais e que davam ao Estado romano grandes rendas na forma de impostos e tributos. Roma, surgida de uma união de povos, sabia conviver com as diferenças e adotava, por vezes, uma engenhosa tática para evitar a oposição e cooptar possiveis inimigos: incluir membros das elites de povos aliados na órbita romana, com a concessão de direitos totais ou parcials de cidadania. Assim, havia povos que se aliavam aos romanos e seus governantes tornavam-se seus amigos, enquanto outros lutavam e, ao perderem, eram submetidos ao jugo romano. Na prática, a aliança com Roma significava o fornecimento de forças militares, chamadas ausiliares, a aceitação da hegemonia politica romana, mas também permitia um grau, bastante variável, de integração com o Estado romano. Os subjugados eram massacrados ou escravirados e suas terras eram tomadas e divididas entre os romanos e seus aliados. O método de tratar de maneiras diferentes os povos vencidos era eficaz e favorecia o dominio romano, pois dificultava as unides entre os derrotados e suas revoltas contra Roma. Alguns povos aliados recebiam todos os direitos dos cidadãos romanos incluindo o de voto, ainda que este fosse pouco importante, já que as assembleias eram dominadas pela nobreza e porque o voto exigia a presença fisica em Roma, Outros povos recebiam somente alguns direitos que não o de votar. Com outros ainda mais numerosos, Roma selava sua aliança permitindo-lhes manter seus próprios magistrados e leis tradicionais, mas submetendo-os à tutela romana e exigindo que fornecessem a Roma todas as tropas que esta requisitasse. Também com o intuito de prevenir revoltas, os romanos construiram estradas por toda a Itália, o que lhes permitia o deslocamento rápido de tropas, e fundaram numerosas colonias sobre o território dos povos aliados. Estas colonias eram habitadas por cidadãos romanos vindos da cidade de Roma, soldados camponeses, que tomavam conta da região, garantiam sua fidelidade aos romanos e recebiam lotes de terras confiscados dos antigos habitantes.

O historiador Pedro Paulo Funari apresenta a politica expansionista romana. Identifique e caracterize as principals estratégias utilizadas por Roma para assegurar seus dominios.​

Respostas

respondido por: Esteroliveir
4

Resposta: Roma investiu muito em manter as tropas de seus aliados a sua disposição para no caso de existir uma revolta, estas estarem a disposição. Também deu um pouco de voz (mesmo que muito pequena) ais aliados para que estes tivessem a sensação de participar da política romana. Aos inimigos Roma era rígida e detia quaisquer revoltas indo direto ao ponto.

Explicação: ^

I

Perguntas similares