O investimento na formação pode fazer diferença durante o processo de recrutamento e seleção.
As situações são as mais diversas possíveis. Uma empresa de consultoria na área de recursos humanos, por exemplo, contratou um jovem de 20 anos, entre outros motivos, pelo fato de ele ter chegado à seleção brasileira juvenil de esgrima, mesmo tendo começado tarde no esporte, aos 17 anos.
Em outro caso, uma empresa da construção civil contratou uma engenheira que havia passado três anos em uma fazenda coletiva, onde se dedicava à jardinagem, à pesca e à ajuda aos moradores, superando todo tipo de adversidades em razão da falta de estrutura local.
Há quem diga que um bom profissional é aquele que aprende algo mensurável todos os anos. Mas o que dizer de quem passa um ano morando em albergues na Europa, colhendo uvas na França ou trabalhando de garçom em Londres? E aquele que decide se inscrever nas fileiras de uma organização não-governamental?
O que o mercado pensa disso? A resposta é: ele adora isso.
Fonte: FRANÇA, A. C. L. Práticas de Recursos Humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2009 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I. A dedicação à esgrima e a permanência em uma fazenda coletiva podem ser classificadas como formação alternativa.
II. Embora as experiências descritas possam ser mensuradas, elas não agregam valor às funções profissionais.
III. Certificados de curso de MBA ou de cursos de curta duração, cujos ganhos podem ser medidos, garantem maior qualificação profissional do que experiências pessoais exemplificadas no texto.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
apenas a n° 1 é verdadeira acabei de fazer o exercício e acertei
Explicação:
I é verdadeira, sendo modelos de formação que não necessariamente atendem às demandas acadêmicas e específicas para uma atividade (que estão relacionadas com o domínio profissional específico e certificações legais), mas que contribuem para as experiências gerais dos sujeitos, sendo complementos importantes.
II e III são falsas, já que elas agregam o valor de experiências complementares, que desenvolvem aspectos indiretos que auxiliam na condução das atividades, não sendo também objetivamente estabelecido que os modelos formais são mais vantajosos que as experiências complementares.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás