Faça um texto sobre Cultura Afro-brasileira com o tema "O Samba Carioca" (com no mínimo 25 linhas)
Respostas
"SAMBA CARIOCA"
O samba carioca surgiu efetivamente na década de 1920. Nasceu na Praça Onze, reduto de descendentes de escravos. A casa de Tia Ciata, mãe de santo e cozinheira, era o ponto de encontro dos artistas da comunidade que tocavam ritmos da mãe África e onde foi composto o primeiro samba gravado, em 1916: Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida, como relata o livro A História do Carnaval Carioca, de Eneida de Moraes.
No início, os cordões tinham grupos de mascarados e uma orquestra de percussão, depois, surgiram porta-estandarte e mestre-sala. A primeira escola de samba, Deixa Falar, foi criada em 1928, no Estácio, bairro boêmio. E o primeiro desfile oficial de escolas de samba, na própria Praça Onze, foi em 1933.
“A cultura negra é a mãe da nossa cultura rítmica. O tempo rítmico par, dois por quatro do surdo, um instrumento fundamental da nossa bateria na escola de samba, faz parte do toque dos orixás, da África”, argumenta o radialista Adelzon Alves, especialista em samba.
Na época, os desfiles não eram bem-vistos pela elite e mídia. “Era comum a polícia invadir os desfiles. Diziam que eram vagabundos [os sambistas]. Certa vez, Cartola, para garantir o desfile da Mangueira, convidou o pessoal da Casa da Moeda, todos de terno. Quando a polícia chegou, viu os documentos e recuou. Os sambistas tiveram que provar que samba era cultura”, conta o compositor, radialista e pesquisador da cultura negra Rubem Confete, autor do enredo vencedor do carnaval de 1973, Uma Certa Negra Fulô, da escola paulista Camisa Verde e Branco.