• Matéria: Português
  • Autor: Jenniechan
  • Perguntado 3 anos atrás

Texto I Duas crianças são encontradas em lixão em situação de trabalho infantil; 30 foram resgatadas em 2020 09 de Setembro de 2020. O último caso aconteceu nesta terça-feira (8), em Quixadá, em fiscalização de auditores-fiscais do Trabalho Após 52 ações de fiscalizações contra o trabalho infantil no Ceará em 2020, 30 crianças e adolescentes já foram resgatados de lixões, entre os quais 27 se encontravam nas piores formas de situação de trabalho infantil. Neste terça-feira (8), duas crianças foram encontradas trabalhando em um lixão de Quixadá. Durante a abordagem, uma delas conseguiu fugir do local e a outra, de 9 anos, foi resgatada e entregue ao Conselho Tutelar do município. Após ser identificada, ela teve os seus dados e de sua família captados pelos auditores-fiscais do Trabalho e repassados para a Secretaria de Assistência Social para as devidas providências. Segundo o chefe da fiscalização do Trabalho do Ceará, Daniel Arêa Leão Barreto, um mapeamento apontou que a prática nos lixões é predominante em quase todos os municípios do Estado. O número de demandas para fiscalizar esse tipo de trabalho aumentou de 90 registros, no ano passado, para 654, em 2020.

Texto II E.C.A. - Estatuto da Criança e do Adolescente (trechos) Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade. Art. 3º — A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. Parágrafo único. Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de nascimento, simulação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem. Art. 5o Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. Art. 6o Na interpretação desta Lei levar-se-ão em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.
Na reportagem, o verbo que sugere que os menores eram vítimas das ações referidas no Art 5o do E.C.A. e não tinham condições de se defender ou se libertar é
A resgatar (foram resgatados)

B encontrar (foram encontradas)

C fugir (conseguiu fugir).

D identificar (ser identificada).​

Respostas

respondido por: Amandbf
3

Resposta:

Letra D

Explicação:

Tá certa


GabriwlaSemeghini: está errado.
anjosmarcio2013: ta certa nada
giovannaggp: ta errada. a certa é a letra A- resgatar (foram resgatados)
souza1116: essa é a resposta de outra pergunta do plurall
analuruggiero: gente a resposta é de outra pergunta
exp626rg: ta muito errado
respondido por: GabriwlaSemeghini
6

Alternativa correta:

Letra A - resgatar (foram resgatados)


anjosmarcio2013: obg
Perguntas similares