"A necessidade de adaptação de materiais é frequente, cabendo ao professor esta tarefa. A justificativa mais comum para a elaboração de materiais é a maior adequação dos mesmos aos objetivos e às características do contexto de ensino. Portanto, a atividade prática de elaboração de materiais didáticos não deve ser entendida de forma restrita a materiais didáticos com fins de publicação comercial. " VILAÇA, M. L. C. A elaboração de materiais didáticos de línguas estrangeiras: autoria, princípios e abordagens. Cadernos do CNLF, Vol. XVI, nº 04, t. 1 - Anais do XVI CNLF, p. 51. Considerando a ideia acima, leia as asserções que seguem: O material é considerado autêntico quando não foi elaborado com fins pedagógicos, podendo, no entanto, fazer parte do material didático como amostra da língua real. PORQUE Na elaboração de material, a utilização de diferentes gêneros textuais coloca o aluno em contato com material autêntico para o aprendizado da língua alvo. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
O material é considerado autêntico quando não foi elaborado com fins pedagógicos, podendo, no entanto, fazer parte do material didático como amostra da língua real.
Correto. Um material autêntico seria um tipo de material que, embora não tenha sido criado com o objetivo pedagógico, pode ser inserido no processo de aprendizagem através da mediação do profissional.
PORQUE
Na elaboração de material a utilização de diferentes gêneros textuais coloca o aluno em contato com material autêntico para o aprendizado da língua alvo.
Correto. O contato com diferentes gêneros textuais possibilita uma imersão maior na língua alvo, garantindo maior gama de processos de aprendizagem paralelos, o que permite uma maior assertividade na aquisição da nova língua.