• Matéria: Filosofia
  • Autor: alexandramarques16
  • Perguntado 3 anos atrás

O "Mito da Caverna" ou "Alegoria da Caverna" é uma história metafórica criada pelo filósofo grego Platão em sua obra A República. O texto trata-se de uma conversa entre "Glauco" e "Sócrates", onde os dois discutem sobre o conhecimento humano. Clique no botão abaixo e leia o artigo com o diálogo.

Após a análise, estabeleça um paralelo entre:

- os homens que viviam aprisionados na caverna
- homens diante da televisão
- alunos em fileiras em frente ao quadro em uma sala de aula

Respostas

respondido por: raphaelmartinss
14

Resposta:

Explicação:

Ainda hoje, os meios de comunicação, representados principalmente pela televisão (que faz parte da maioria das residências em nosso país), interferem no modo de as pessoas agirem, pensarem e se relacionarem com o mundo. O ser humano passa horas sentado à frente da televisão, de “costas” para a vida real, em uma postura de não questionamento. A “verdade” transmitida/imposta pela televisão não passa de sombras da realidade. Com o passar do tempo, assim como aconteceu com os homens aprisionados na caverna, o ser humano torna-se acomodado, prisioneiro, mero espectador da vida. O mesmo acontece no ambiente escolar tradicional, onde não é permitido questionar, ser diferente. Alunos são "acorrentados" nas cadeiras, um atrás do outro, olhando as "sombras" no quadro transmitidas pelo professor.


alexandramarques16: muito obrigada
respondido por: gomessimonej
2
Resposta:
Ainda hoje ,os meios de comunicação, representados principalmente pela televisão (que faz parte da maioria das residências em nosso país), interferem no modo das pessoas agirem, pensarem e se relacionarem com o mundo. O ser humano passa horas à frente da televisão de " costas " para vida real, em uma postura de não questionamento. A "verdade " trasmitida/ imposta pela televisão não passa de sombras da realidade. Com o passar do tempo, assim como aconteceu com os homens aprisionados na caverna, o ser humano torna-se acomodado, prisioneiro, mero espectador da vida. O mesmo acontece no ambiente escolar tradicional, onde não é permitido questionar, ser diferente. Alunos são "acorrentados " nas cadeiras, um atrás do outro, olhando as " sombras " no quadro transmitidas pelo professor.
Explicação:

Perguntas similares