A observação de semelhanças estruturais internas e externas entre organismos levou os cientistas a estabelecerem relações de parentesco entre as espécies, sugerindo a existência de um ancestral comum, como por exemplo a observação de órgãos homólogos e análogos. Explique a importància dessas estruturas para o estudo da evolução biológica.
Respostas
A importância, como próprio proposto pelo enunciado, é a evidência que ocorreu a evolução. Entretanto, para entendermos, é válido nos lembrarmos do conceito de órgãos homólogos e órgãos análogos.
- E o que são órgãos homólogos ?
Órgãos homólogos, são aqueles que provém da mesma origem embrionária, entretanto, possuem funções diferentes em outras espécies. Podemos citar como exemplo, o nosso úmero (osso presente no nosso braço), e a nadadeira da baleia. A partir de análises, os cientistas concluíram que essas duas estruturas vieram da mesma origem embrionária, só que com base nas necessidades de cada espécie, possuem funções diferentes.
- E os órgãos análogos ?
Os órgãos análogos, são aqueles que possuem origem embrionária diferentes, entretanto, possuem a mesma função. Por exemplo, no sentido evolutivo, os morcegos e as aves não possuem semelhança entre si, porém, as asas do morcego possuem o mesmo propósito das asas nas aves, auxiliar no voo do animal. Sendo assim, são órgãos análogos.
Em suma, podemos concluir que a importância na análise desses órgãos, se encontra no fato de podermos evidenciar de que de fato ocorreu a evolução.
Bons estudos e espero ter ajudado :)