Atividade 12
Leia o texto abaixo.
Festivais da Canção
[...] A ação da censura durante o regime militar foi a grande responsável pelo declínio e fim dos festivais. Curiosamente, iniciou-se um período muito fértil na música brasileira, já que os compositores, diante da necessidade de “driblar” a censura, criaram inúmeras letras de fundo político traduzidas em metáforas poéticas. Mas logo no início do AI-51, a situação ficou insustentável. Chico Buarque, depois de preso e interrogado, exilou-se na Itália. Caetano e Gil não tiveram a mesma sorte. Depois de presos um tempo, foram obrigados a abandonar o país, estabelecendo-se em Londres até que pudessem voltar. [...]
*Vocabulário:
1AI-5: Ato Institucional Número 5, uma lei criada a mando do Governo do Brasil em 1968.
.
De acordo com esse texto, os Festivais da Canção ocorridos no Brasil dos anos 1960 representaram a
a)crítica ao protagonismo da esquerda na oposição à ditadura brasileira.
b)demanda dos jovens pelo apoio do governo à militância de esquerda.
c)luta pela internacionalização da música brasileira.
d)resistência ao regime ditatorial por meio da música.
Respostas
Resposta:
letra D
Explicação: resistência ao regime ditatorial por meio da música.
Os Festivais da Canção ocorridos no Brasil dos anos 1960 representaram a resistência ao regime ditatorial por meio da música. Alternativa D.
O texto demonstra que apesar de ter sido intensa, a Ditadura no Brasil foi uma época frutífera para as artes já que havia uma inspiração que mexia com a criatividade dos artistas ao terem que desenvolver metáforas e outros recursos a fim de manter viva sua arte.
Para o governo da época, aqueles que se mostravam contrários ao regime deveriam ser combatidos, pois ideais de combate a ditadura eram um risco ao mantimento do poder das classes interessadas.
Mas ainda com toda a repressão, algumas obras conseguiram passar pela fiscalização e ressoar naquela época e ainda em épocas atuais.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/40025191
Bons estudos!
letra D
Explicação: resistência ao regime ditatorial por meio da música.