Um paciente desenvolve uma doença caracterizada por fraqueza muscular progressiva e espasmos musculares dolorosos. Esses sintomas são agravados pelo jejum, exercícios e por dietas ricas em gorduras. Uma biópsia de uma amostra de músculo desse paciente mostra que as células oxidam o oleato ( um ácido graxo monoinsaturado de 18 carbonos ) mais lentamente que amostras obtidas de pacientes saudáveis. Quando a carnitina foi adicionada a amostra do músculo do paciente a velocidade de oxidação do oleato foi aquela vista em pacientes saudáveis. Quando a carnitina foi adicionada a amostra do músculo do paciente a velocidade de oxidação do oleato foi aquela vista em pacientes saudáveis. O paciente foi diagnosticado como tendo uma deficiência de carnitina. Por que os sintomas são agravados por jejum, exercícios e dietas ricas em gordura? ***Preciso justificar pois é um trabalho**** se alguém puder me ajuda a elaborar.
Respostas
Resposta:
Os sintomas são agravados pelo jejum e por dietas ricas em lipídios pois estes favorecem o metabolismo da via energética que utiliza os lipídios.
E nesta via energética um aminoácido essencial para a produção de energia é a carnitina, que está diminuída neste paciente o que justifica seus sintomas.
Explicação:
Perceba que o marco de melhora ou piora é o uso da carnitina.
Logo, o paciente possui uma deficiência deste aminoácido.
Como fisiologia, tem-se:
A demanda metabólica por energia utiliza-se dos ácidos graxos de cadeia longa (AGCL) que ao chegar no citoplasma da célula muscular formará uma ligação com a coenzima A, essa ligação tem o nome de: acetil-coenzima A.
Após isso, a acetil-coenzima A necessita adentrar a mitocôndria, organela responsável pela produção de energia na célula) e o "transportador-" é a carnitina, quando se liga a carnitina há a formação do complexo: acil-carnitina coenzima A.
Após a entrada na mitocôndria, ocorre a oxidação do lipídio com a formação de energia.
Pensando-se na patologia: jejum (pouca glicemia, logo usará os estoques de lipídios) e ausência da carnitina. Com isso, haverá um favorecimento para produção de energia a partir do lipídio que é necessário a utilização da carnitina.
Como não há carnitina não haverá produção de energia oxidativa e com isso, haverá:
- Fraqueza muscular
- Espasmos musculares (por morte celular)