Respostas
Resposta: diferença:Sócrates diz nada saber e, colocando-se no nível de seu interlocutor, dirige uma aventura dialética em busca da verdade, que está no interior de cada um. O sofista faz retórica (discurso de forma primorosa, porém vazio de conteúdo). Sócrates faz dialética (bons argumentos).
O sofista é um professor ambulante. Sócrates é alguém ligado aos destinos de sua cidade;
O sofista cobra para ensinar. Sócrates vive sua vida e essa confunde-se com a vida filosófica: “ Filosofar não é profissão, é atividade do homem livre”
O sofista “sabe tudo” e transmite um saber pronto, sem crítica (que Platão identifica com uma mercadoria, que o sofista exibe e vende). Sócrates diz nada saber e, colocando-se no nível de seu interlocutor, dirige uma aventura dialética em busca da verdade, que está no interior de cada um.
semelhanças: AMBOS TÊM INTERESSE EM ÉTICA E POLÍTICA. AS DIFERENÇAS MARCANTES ENTRE ELES QUESTIONOU SE A VIRTUDE PODE SER DEFINIDA NO ÂMBITO DA POLÍTICA.
eles viveram na Grécia antiga
possuíam uma visão de como deveriam lidar com o conhecimento
Sócrates também se interessava pelo campo moral e político. E, assim como os sofistas, também se preocupava com a educação dos jovens