• Matéria: Pedagogia
  • Autor: larissalorrayn
  • Perguntado 3 anos atrás

Podem me ajudar, por favor?

Leia o trecho a seguir, retirado dos Parâmetros Curriculares Nacionais, da área de Pluralidade Cultural:

Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também por imigrantes de diferentes países. Além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados. Sabe-se que as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e que a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação. O grande desafio da escola é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e dar a conhecer a riqueza representada por essa diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade.

A partir da leitura, responda em um parágrafo: no espaço da sala de aula que tipo de microcultura vamos mediar para que se construam interações que se desenvolvam numa direção saudável em que todos aprendam respeitando as diferenças?

Para responder, apoie-se nos pressupostos teóricos defendidos pela teoria sócio interacionista e dialética de Lev Vygotsky.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
1

A diversidade etnocultural faz parte do ser humano, uma vez que cada ser humano apresenta seus próprios valores, visões de mundo e interpretações subjetivas, as quais permitem a formação de diferentes valores.

Diante disso, formam-se as microculturas, resultantes das experiências e trocas de valores entre pessoas, conforme Vygotsky aponta, para a necessidade de socialização e trocas de experiências, o que implica em resultados mais positivos para o desenvolvimento humano.

Perguntas similares