• Matéria: Português
  • Autor: 4549976402
  • Perguntado 3 anos atrás

"Cônjuge" é uma palavra que designa pessoas tanto do sexo feminino, quanto pessoas do sexo masculino. Neste caso, podemos dizer que esse termo é classificado, na gramática, como substantivo
Sobrecomum.
Verdadeiro ou Falso?
Me ajudem pfv!!!


JMuniz: É verdadeiro. Cônjuge é um substantivo sobrecomum, ou seja, é um tipo de substantivo que apresenta apenas um termo para os dois gêneros (masculino e feminino).
tri3un41: Essa definição é de substantivo uniforme, gênero ao qual pertence a espécie substantivo sobrecomum.
JMuniz: Tanto o substantivo sobrecomum quanto o epiceno é um substantivo uniforme. A definição acima, é sim do substantivo uniforme sobrecomum.
tri3un41: Não, é do uniforme - gênero - para ser do sobrecomum não basta afirmar que é "substantivo que apresenta apenas um termo para os dois gêneros", pois tanto o epiceno quanto comum de dois gêneros atendem a essa assertiva. Por isso é a definição do gênero uniforme e não da espécie sobrecomum.

Respostas

respondido por: fariaspx
2

Resposta:

Verdadeiro. "cônjuge" é utilizado tanto para o masculino quanto para o feminino, sem alteração nenhuma. É o mesmo caso de "criança", que só existe como palavra feminina, mas pode se referir ao masculino também.

Perceba que não há a forma "a cônjuge". Se houvesse, deixaria de ser sobrecomum e passaria a ser comum de dois gêneros, como dentista (o dentista/ a dentista).

respondido por: tri3un41
0

Resposta:

Verdadeiro

Explicação:

Substantivo Sobrecomum é espécie do gênero Substantivo Uniforme, não varia em gênero nem no uso de artigos, pronomes, adjetivos que o acompanham. Referem-se a pessoas.

Temos também o substantivo epiceno usado pra animais, o caso de elefante (elefante macho e elefante fêmea), e os comuns de dois gêneros   sendo identificados por meio do artigo que o acompanha, ou pronome, ou adjetivo (o artista e a artista).

Perguntas similares