a) A partir da definição de diáspora (fonte 1) do dicionário, cite alguns exemplos dos quais
ouviu falar.
b) A quais diásporas a música dos Tribalistas faz alusão? Elenque algumas delas e justifique
razões desses fluxos migratórios.
c) Qual é a relação entre os excertos dos poemas "Vozes D'África", de Castro Alves, "O Guesa
de Sousândrade, e a questão diaspórica na música? Justifique.
d) Qual é a reflexão que o teórico Stuart Hall traz com a pergunta: como podemos conceber e imag
nar a identidade, a diferença e o pertencimento, após a diáspora? Explique com suas palavras.
e) Após as reflexões realizadas, pesquise outras representações sobre movimentos diaspórico
em músicas, fotografias, poemas etc.
Respostas
Resposta:
1- Eu coloquei Diaspora judaica, refere-se ao distanciamento forçado dos hebreus de sua terra natal – Israel – em razão das invasões de povos inimigos e, consequentemente, deixando-os dispersos em várias partes do mundo. ( foi oque eu ja ouvir falar).
2- retrata um dos temas mais atuais que o mundo vivenciou durante o final dos anos 2010: imigração forçada. é importante entender que em todo o mundo há um grande fluxo de imigração forçada e a música Diáspora chama atenção para isso.
3-A musica Vozes d' Africa: demonstra que alguém está clamando por ajuda e procurando por Deus. Retrata com clareza a dificuldade de um refugiado e o sofrimento inimaginável que eles passam.
O Guesa, nos primeiros versos dessa estrofe quer disser acabou o sofrimento de uma grande quantidade de pessoas, mas o sofrimento acabou justamente porque morreram durante o fluxo migratório. Depois afirma que aqueles que estão vivos podem ter o mesmo destino.
4- o autor define três concepções distintas de identidade cultural do sujeito, são elas:
Sujeito do iluminismo: em sua identidade que permanece inalterada.
Sujeito sociológico: a identidade é formada a partir da interação entre o indivíduo e a sociedade.
Sujeito pós-moderno: a identidade do sujeito é composta por várias identidades que, em alguns casos, podem ser até contraditórias.
e eu não sei a letra E ; - ; srry-----
Gente eu não sei se tá certo okay? ._.
Mas espero ter ajudado!
a) As diásporas mais conhecidas são a do povo judeu e do povo africano.
O povo judeu saiu da região da região da Judeia, expulso pelo Império Romano e se dispersaram pelo mundo. Parte do povo foi africano foi obrigado a deixar a África para trabalhar de maneira forçada em alguns países do mundo como Inglaterra, Portugal e Brasil.
b) A música faz referência à diáspora e cita os fariseus (povo judeu). A música pode também estar fazendo referência aos povos africanos, sírios, iraquianos e afegãos.
A música cita o mar Vermelho e o mar Egeu. Estes mares foram importantes para povos que fizeram travessia no passado, mas atualmente são regiões utilizadas por povos vindo de regiões do Norte da África e regiões da Ásia, fugindo de instabilidades políticas em seus países.
Os judeus que viviam na região da Judeia, e sua útilma diáspora ocoreu em 70 d.C, fugiram da região após a invasão do Império Romano e se dispersaram para várias regiões do mundo, como o norte da África e Sul da Europa.
c) A relação entre os excertos dos poemas e da questão da diáspora na música é que ambos os três, fazem referência ao drama vivido pelos refugiados.
A música faz referência aos deslocamentos e travessias dos imigrantes, normalmente enfrentando perigos pelos mares. O excerto do poema “Vozes da África”, pode estar demonstrando o clamor de um imigrante a Deus perguntando se Ele o abandonou em sua situação desfavorável.
O excerto de “O Guesa”, faz referência à finalização da jornada dos imigrantes através da morte ao tentar a travessia pelos mares. É o que acontece com muitos imigrantes na atual crise de refugiados europeia.
d) A reflexão que o teórico faz quanto ao processo que ocorre após a diáspora é de que as migrações estão diversificando as culturas e pluralizando as identidades culturais dos antigos estados.
Os imigrantes saem de países de culturas completamente diferentes e trazem mudanças para as culturas do novo país onde passam a habitar. Desta maneira, regiões que apresentavam culturas tradicionais começam a ser influenciadas por elementos diferentes.
e) Outros poemas que tratam sobre as questões dos refugiados e os movimentos diáspóricos são: “Refugiados” de Ozias Barbosa e o “Poema ao Imigrante” de Zoccarato.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/37585525