Respostas
Resposta:
gordura é muito associada ao ganho de peso e obesidade, mas de fato ela é um alimento fundamental para o atleta e que não deve ser excluída da dieta do atleta a qualquer custo.
A produção de grande parte dos hormônios depende da ingestão adequada de gorduras saudáveis. Muitas das vitaminas, incluindo as vitaminas A, D, E e K, são solúveis em gordura e precisam dela para serem absorvidas. O crescimento muscular depende da testosterona, um hormônio esteróide a base de gordura.
Tipos de gordura
Existem cinco tipos diferentes de gorduras encontradas nos alimentos:
Gorduras Trans ou Hidrogenadas- Produzida artificialmente, são adicionadas à maioria dos produtos industrializados.
Gorduras Saturadas - Encontradas naturalmente em alimentos de origem animal, como carnes, leites e seus derivados.
Gorduras Monoinsaturadas - Encontradas em alimentos como nozes, abacate, azeite de oliva, gergelim, linhaça, abóbora, girassol e castanhas.
Gorduras Poliinsaturadas - Encontradas na maioria dos óleos vegetais.
Ômega 3 / Ômega 6 – Presentes no salmão, atum e óleos.
A gordura trans é, de fato, prejudicial à saúde, uma vez que pode aumentar os níveis de colesterol e de triglicérides no sangue. Por consequência, pode provocar o entupimento das artérias e, por fim, o infarto agudo do miocárdio ou o acidente vascular cerebral. As gorduras saturas, quando consumidas com moderação, podem ser benéficas para a saúde, mas usualmente são consumidas em excesso e se tornam prejudiciais.
Já as gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas são consideradas saudáveis, uma vez que ajudam a aumentar o colesterol HDL (colesterol bom) e a diminuir o colesterol LDL (colesterol ruim).