me ajudem é para hoje
Algumas substâncias psicoativas, como o álcool, prejudicam o equilíbrio do corpo humano e causam alterações nos movimentos de quem as consome. Isso é causado porque essas substâncias afetam diretamente o funcionamento do sistema
cardiovascular.
digestório.
nervoso.
urinário.
Respostas
Resposta:me desculpe se não for isso pois não coomprendi
Explicação:
Logo depois de consumir bebidas alcoólicas, os sintomas começam a aparecer em intensidade proporcional à quantidade ingerida. Entre eles, os mais comuns são:
Fala arrastada, sonolência e alterações na visão e audição
São os primeiros efeitos do etanol ao atingir o sistema nervoso, iniciando a etapa depressora, aumentando o risco de quedas e acidentes.
Dores de cabeça
A sensação de crânio pesado e dolorido ocorre, principalmente, devido à ação depressora e a efeitos decorrentes do etanol no cérebro.
Náuseas e vômitos
Após ingerir o álcool, principalmente em grande quantidade, o corpo tentará se livrar desse excesso, para evitar efeitos maléficos ainda maiores.
Azia e queimação
O etanol é um agente irritante da mucosa e aumenta a produção dos ácidos digestivos, o que provoca tais sensações desagradáveis.
Diarreia
Por acidificar o intestino e afetar a flora, ter diarreias após ingerir bebidas alcoólicas é um sintoma muito comum.
Efeito diurético
O etanol inibe o sistema de controle da retenção hídrica pelos rins, sendo que, após o consumo, o corpo eliminará muito líquido pela urina e pode até ficar desidratado.
Efeitos tardios: sintomas crônicos da ingestão de bebidas alcoólicas
Os efeitos do álcool no organismo, a médio e longo prazo, são muito preocupantes. Confira os órgãos mais afetados:
O cérebro
Por causa da danificação de todos os nervos e células nervosas, uma pessoa que consome álcool rotineiramente terá desde alterações nas emoções e no humor, dificuldade em realizar movimentos finos, reflexos cada vez mais lentos, perda do equilíbrio e da coordenação motora, até danos considerados permanentes na memória.
O coração e o sistema circulatório
O consumo de etanol eleva o ritmo dos batimentos cardíacos, assim como aumenta a pressão arterial. Além disso, o coração fica mais fraco e bombeia o sangue com maior dificuldade, podendo sofrer arritmias.
O sistema digestivo
A irritação constante da mucosa gástrica pelo álcool pode provocar úlceras e câncer de esôfago, laringe e estômago.
A pancreatite, que é a inflamação do pâncreas, também é uma das consequências do consumo crônico de etanol. O fígado, responsável por metabolizar essa droga, também é um órgão altamente afetado e pode desenvolver esteatose hepática, que evolui para cirrose e câncer.
Os efeitos do consumo abusivo de alcool são diversos e extremamente danosos ao organismo. O Alcoolismo é uma doença, portanto deve ser tratada como tal. Para isso, pode-se contar com a ajuda de profissionais da saúde, como médicos e psicólogos, que auxiliam durante todo o processo para vencer esse mal. vlw Boa aula!
As substâncias psicoativas afetam diretamente o funcionamento do sistema nervoso. Alternativa C.
O álcool e outras substâncias psicoativas tem ação direta no cerebelo, estrutura do encéfalo denominada "árvore da vida", promovendo alteração das funções, o que leva a uma lentificação na transmissão das informações e, consequentemente, uma redução dos reflexos.
O cerebelo é uma das estruturas do encéfalo, localizado posteriormente ao lobo occipital do cérebro. Assim como um "pequeno cérebro" - apelido que essa estrutura recebe -, ele também possui dois hemisférios e lóbulos próprios.
Dentre suas funções podemos citar o equilíbrio, postura, movimentos voluntários, aprendizagem motora e manutenção do tônus muscular. São essas as funções afetadas com o uso exagerado do álcool.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/22667626