1- O que foi o Golpe da Maioridade?
2- Quais os nomes das revoltas que aconteceram na Regência Uma do padre Feijó?
Respostas
Resposta:
1-Declaração da Maioridade de D. Pedro II, também referida na História do Brasil como Golpe da Maioridade, ocorreu em 23 de julho de 1840 com o apoio do Partido Liberal e pôs fim ao período regencial brasileiro.
2-Regência Una do Padre Feijó
Feijó foi eleito por 1/3 dos votos e era apoiado pelos liberais. Foi durante essa regência que eclodiram os maiores movimentos separatistas do Brasil, entre eles a Revolta dos Cabanos e a Balaiada. Essas revoltas fizeram com que o poder de Feijó enfraquecesse.
Resposta:
1- Mudança na interpretação da lei
2- A Revolta Farroupilha, a Balaiada, a Cabanagem, a Revolta dos Malês e a Sabinada
Explicação:
1-
O Golpe da Maioridade, também conhecido como Declaração da Maioridade, garantiu ascensão ao trono de D. Pedro II, em 23 de julho de 1840, aos 14 anos.
A antecipação da maioridade foi a estratégia do Partido Liberal para dar fim ao Período Regencial (1831-1840), quando o Brasil foi governado por regências.
Isto aconteceu por conta da abdicação de D. Pedro I (pai de D. Pedro II) como imperador do País. O herdeiro só tinha cinco anos naquela ocasião.
Por isso, Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Bourbon (nome completo de D. Pedro II) foi declarado maior de idade.
O objetivo do Golpe da Maioridade era restabelecer a estabilidade política ao Brasil. O País estava marcado por confrontos políticos e sociais no Primeiro Reinado (1822-1831) e que se mantinham no Período Regencial (1831-1840).
2-
A Revolta Farroupilha, a Balaiada, a Cabanagem, a Revolta dos Malês e a Sabinada