A CLT aborda em um de seus artigos os chamados Cargos de Confiança ou de gestão, que aparecem cada vez mais nas organizações atuais. O colaborador que exerce um cargo de confiança possui tratamento diferenciado na empresa pela legislação trabalhista, apresentando determinadas características específicas. VARGAS, Eudes Cristiano; PELISSARI, Gustavo Lopes. Gestão de Departamento Pessoal. Maringá-Pr. : Unicesumar, 2020 (adaptado). Considerando o texto acima e os estudos da disciplina, avalie as afirmações a seguir. I – Pode-se dizer que o conceito previsto na CLT referente ao Cargo de Confiança é vago, levando a interpretação, muitas vezes, a cargo do judiciário. II – Gerentes, Diretores, Chefes de Departamentos ou de Filiais podem ser considerados exemplos de cargos de confiança nas empresas. III – O colaborador que exerce um Cargo de Confiança deverá receber uma gratificação mínima de 50% sobre o salário. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e II, apenas. Alternativa 3: I e III, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
I e II apenas
Explicação:
I - Livro da disciplina fala: "Observe que o conceito de cargo de confiança definido pela CLT é extremamente vago: por isso, tal definição ficou a cargo dos tribunais do trabalho e a mais aceita é a de que..."
II - "os gerentes, assim considerados os exercentes de cargos de gestão, aos quais se equiparam, para efeito do disposto neste artigo, os diretores e chefes de departamento ou filial” CLT, art 62
III está errada porque é 40%
usuarioanipa:
Apenas I, página 87 diz que não são abrangidos os gerentes, assim considerados os exercentes de cargos de gestão, aos quais se equiparam, para efeito do disposto neste artigo, os diretores e chefes de departamento ou filial” CLT, art 62. Não são abrangidos, ou seja, eles não dispõe do regime. Logo, apenas I está correta!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás