• Matéria: ENEM
  • Autor: Analuana4932
  • Perguntado 3 anos atrás

Com base nesse texto, a América portuguesa se desenvolveu de forma diferente da espanhola devido à.


BIAZINHAJIMIN: política, por vezes desvinculada das necessidades da metrópole.
00001095664256sp: Letra d

Respostas

respondido por: emanoelavakinlife
27

Resposta:

política, por vezes desvinculada das necessidades da metrópole.

Explicação:

Espero ter ajudado


00001219629303sp: obg
00001219629303sp: meu amor
respondido por: heloisagoncalves745
8

A América portuguesa se desenvolveu de forma diferente da espanhola devido à  política, por vezes desvinculada das necessidades da metrópole. Alternativa D.

Este é o texto em estudo:

Ao contrário da América portuguesa, não existiu unidade administrativa na América espanhola”, diz a historiadora Libertad Borges Bittencourt, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Isso aconteceu porque a Espanha dividiu seus territórios na América em quatro grandes vice-reinados, além de outras capitanias gerais e intendências. No Brasil, a criação das capitanias hereditárias foi uma experiência parecida. Mas esse sistema não deu certo por aqui e a Coroa portuguesa acabou assumindo diretamente o controle da sua colônia. Já nas terras espanholas a divisão administrativa funcionou tão bem que se tornou difícil de ser revertida após o início dos processos de independência.As áreas sob domínio espanhol eram administradas por vice-reis, que estabeleceram suas próprias estruturas locais de governo, embora mantivessem a fidelidade ao rei da Espanha. Outro fator importante para a fragmentação dos países foi a maneira como aconteceram as independências nas colônias. “Na América espanhola elas ocorreram em contextos de guerra. As classes governantes locais impuseram a fragmentação, num loteamento de espaço e poder”, diz Libertad. [...]

O texto expõe que a Espanha prezava por uma administração com subdivisões que facilitassem as formas de governo vigente, ou seja, os vice reis, que apesar de obedientes às ordens superiores possuíam autonomia quanto às decisões do território que estava sob sua responsabilidade.

No Brasil, a tentativa que assemelhou-se a essa forma de governo expressou-se pelas capitanias hereditárias, mas sob a ótica de uma monarquia que considerava a concentração de poder como primordial, atribuir à liderança de subdivisões aos capitães de terras, não se  mostrou um modelo promissor.

Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/24748462

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares