Mulher de 42 anos é encontrada pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros com queimaduras de primeiro e segundo graus na face, pescoço e tronco, e desacordada após ter inalado muita fumaça em ambiente fechado em decorrência de um incêndio doméstico. É intubada na ambulância e chega ao hospital cerca de 1 h depois. Diante da gravidade apresentada é encaminhada para a Unidade de Tratamento Intensivo e, embora apresente estabilidade hemodinâmica e débito urinário adequado, a análise laboratorial revela alteração do pH plasmático e elevação dos níveis de lactato.
Considerando se tratar de um caso de intoxicação aguda por monóxido de carbono, pede-se:
a) A descrição do processo de fosforilação oxidativa, evidenciando o local de ação do monóxido de carbono e sua consequência sobre a produção de ATP.
b) A alteração do equilíbrio acidobásico, explicando a conclusão apropriadamente.
Respostas
respondido por:
1
a) A fosforilação oxidativa representa a última etapa da respiração celular, que permite a formação de ATP. O monóxido de carbono é um gás capaz de desacoplar a cadeia respiratória, através de sua ligação com o citocromo-oxidase, impedindo a produção de ATP.
b) O equilíbrio ácido básico é alterado, já que o desacoplamento da cadeia respiratória, leva a um maior acúmulo de H+ no sangue, gerando uma acidose lática.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás