Estávamos, pois, diante de três alternativas. A primeira, ceder aos exaltados e mergulhar na ditadura total [...]. A segunda era desamparar o presidente e deixá-lo à mercê dos que haviam desencadeado a guerrilha de inspiração comunista. A terceira era aceitar um Ato Institucional para conter a contrarrevolução [...].
Depois de participar ativamente do movimento de 1964, uma personagem do cenário político atual, não obstante o diálogo da força, procura dissimular e amenizar a “escolha” tomada em 1968, como a menos dolorosa para o povo brasileiro conforme expressa o trecho anterior. Responda aos itens a seguir.
a) Indique a “alternativa” que prevaleceu.
b) Quem era o presidente militar que governava o Brasil em 1968?
c) Procure caracterizar as implicações e os desdobramentos políticos que decorreram daquela decisão tomada.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
a) A tereceira opção: aceitar um Ato Institucional para conter a contrarrevolução (...)
b) Artur da Costa e Silva
C) Implantação do Ato Institucional-5 (AI-5) o qual foi uma norma legal editada e emitida pela Ditadura Militar. Com essa medida, os militares aumentaram consideravelmente a repressão e o autoritarismo do regime, dando a esses elementos legalidade jurídica.
Esse instrumento totalitário era o que faltava para a ditadura, focada na figura do presidente, acabar com os direitos políticos de dissidentes e intervir nos municípios e estados.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás