Você sabia que podemos utilizar os conceitos de custo-benefício no nosso cotidiano? Em uma simples compra de produto no supermercado, podemos usar esse conceito para auxiliar na realização da melhor escolha. Sempre há uma ou mais alternativas que são deixadas de lado e aí está a aplicação de outro conceito de Economia: o custo de oportunidade.
No estudo microeconômico da decisão do empreendedor na ampliação do seu negócio, é preciso relevar a disponibilidade dos recursos necessários para o alcance do seu objetivo. Uma vez que o mecanismo de preços é que equilibra as relações econômicas, realizar o levantamento dos custos na utilização de novos recursos produtivos na ampliação da fábrica é essencial antes de tomar uma decisão definitiva. Além disso, há outro fator que deve ser ponderado, o chamado custo de oportunidade, que estará embutido nessa decisão.
Face ao exposto, qual a definição de custo de oportunidade? o que ele expressa? Qual seu impacto na gestão econômica?
Respostas
Resposta:
O custo de oportunidade revela qual é o sacrifício associado à determinada escolha, isto é, existe uma possibilidade de ganho ou de perda quando há mais de uma alternativa em um processo de decisão, seja ele qual for, no meio empresarial ou até mesmo pessoal. Assim, refere-se ao que se pode deixar de ganhar ao se optar por determinada alternativa.
No meio empresarial é sempre importante considerar o custo de oportunidade, principalmente ao se realizar um planejamento estratégico. Em geral não é contabilizado ao se realizar a viabilidade econômica de determinado projeto ou investimento, mas é de extrema relevância, uma vez que os recursos aplicados e utilizados são escassos, devendo-se buscar o melhor retorno possível.
Porém, o custo de oportunidade não pode ser considerado apenas em questões econômicas e empresariais, mas também nas transações e atitudes diárias dos indivíduos em qualquer que seja a sociedade, pois a necessidade de se realizar escolhas está presente em todo o momento.
Explicação: