Respostas
Resposta:
O IBGE realiza o ordenamento e a classificação das metrópoles e demais aglomerados urbanos
O IBGE realiza o ordenamento e a classificação das metrópoles e demais aglomerados urbanos
As metrópoles são centros urbanos que polarizam uma complexa rede de cidades. Essas cidades possuem uma relação de dependência com a metrópole, que oferece quantidade e variedade das principais atividades, produtos e serviços da região metropolitana, o que justifica o poder de atração desses centros urbanos.
Classificação das Metrópoles Brasileiras
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável pela categorização dos centros urbanos e classifica as metrópoles da seguinte maneira:
Grande metrópole nacional –apenas São Paulo figura nessa categoria e é o maior centro urbano brasileiro;
Metrópole nacional – Desse grupo fazem parte Rio de Janeiro e Brasília;
Metrópole – É o caso de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre.
Cinco maiores metrópoles do Brasil*
As cinco maiores metrópoles brasileiras concentram quase um quarto da população do país e são importantes centros econômicos, populacionais e culturais. Organizam uma rede urbana que envolve não apenas os municípios vizinhos, como também estabelecem conexões com diversos estados e até mesmo com todo o território nacional. Conheça a seguir esses importantes centros urbanos:
São Paulo é a maior das metrópoles brasileiras e tem até uma denominação especial: Grande metrópole nacional
1º – São Paulo (19.672.582 habitantes): possui relações empresariais mais intensas com seu entorno – cidades do estado de São Paulo, do Rio de Janeiro, o sul de Minas Gerais e o norte do Paraná –, mas mantém vínculos com todas as Unidades da Federação. Concentra, nos municípios que a compõem, cerca de 28% da população brasileira e 40,5% do PIB.
O Rio de Janeiro possui mais de onze milhões de habitantes e é uma das maiores metrópoles do país
2º – Rio de Janeiro (11.711.233 habitantes): mesmo que com menor intensidade que São Paulo, o Rio de Janeiro também apresenta relações com todo o país. As conexões mais expressivas ocorrem no interior do próprio estado, estendendo-se, para além dele, por São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
A rede de influência de Belo Horizonte ultrapassa o limite do estado de Minas Gerais
3º – Belo Horizonte (5.413.627 habitantes): A área de influência de Porto Alegre compreende o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, com vínculos diretos ou indiretos com diversas cidades, concentrando 8,3% da população total do país e 9,7% do PIB nacional.
Porto Alegre é uma das maiores metrópoles em número de habitantes e tem grande importância cultural e econômica
4º – Porto Alegre (3.960.068 habitantes): A população da rede urbana de Porto Alegre representa 8,3% do total nacional, e o PIB é de 9,7%. A sua rede de influência abrange os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Recife é uma das principais metrópoles brasileiras e é a única do Nordeste que figura entre as cinco maiores
5º – Recife (3.688.428 habitantes): é a quinta maior em população do país. Em 2005, a região detinha 4,7% do PIB nacional. Sua rede de influência abrange os estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas, além do Rio Grande do Norte e da Bahia
Explicação:
Espero ter ajudado vc