• Matéria: História
  • Autor: florzinhaffxx
  • Perguntado 3 anos atrás

1- a queda da monarquia e o estabelecimento da República no brasil resultaram de um conjunto de transformações responde


a-por que os militares estavam insatisfeito com o governo imperial?


b -que motivos geraram o afastamento entre a Igreja católica e a monarquia,fato q ficou conhecido como Questão religiosa?


c-os cafeicultores do Oeste Paulista defendiam a implantação da República e do federalismo no país.De que forma eles seriam beneficiados com tais mudanças?



d-Com a abolição da escravidão em 1888,muitos fazendeiros de café do Vale do Paraiba tradicionalmente aliados do imperador,também passaram a apoiar movimento republicano.Por que ?



2-leio o trecho........


a- o autor do texto afirma que "a republica não era para valer".Explique o que ele quer dizer com isso .


b- por que o autor considera "bilontra" quem não levava a sério a política?



c- o autor do texto e o jornalista Aristides Lobo tem a mesma opinião sobre a postura da população da cidade do Rio de Janeiro frente às transformações que ocorriam naquela época? explique



ME AJUDEM PFVR ​

Respostas

respondido por: lidiadasilva2006
2

Resposta:

1- A) Os militares estavam insatisfeitos com o governo imperial pois julgavam que ele era a causa do atraso econômico, científico e social que o país vivia.

B) Um dos principais fatos foram que os reis estavam tendo suas vontades contrárias as da igreja,por exemplo a igreja Anglicana,o rei queria se separar da esposa e quebrou os acordos com a Igreja Católica

C) Eles eram beneficiados pois eles mesmos controlavam o poder político nas novas unidades federativas.

D) Pois é mais barato e mais viável ter um assalariado do que um escravo . Um escravo você precisa dar moradia, alimento , esta sempre em revolta então sempre vai ter que ter seguranças , já um assalariado você da um valor só pra não passar fome e o resto ele se vira .

2- A) Com a frase “ a república não era para valer” o autor quer dizer que o povo não acreditava que a república fosse durar, que seria uma coisa passageira e logo se retornaria à monarquia.

B) O autor considerava as pessoas que não confiava na politica como "bilontra" porque ao não confiarem agiam com esperteza e inteligencia.

C) Embora o texto não esteja presente, podemos supor que não, já que Aristides Lobo foi um propagandista da República, tendo propagado uma versão idealizada dos acontecimentos de 15 de Novembro de 1889, insinuando que a população teria aprovado tacitamente, e os historiadores interpretam o período de forma mais crítica.

Coloque como melhor resposta por favor!

Perguntas similares