Respostas
Resposta: França: o principal impulsionador do mercantilismo na França foi Jean-Baptiste Colbert, ministro da economia de Luís XIV. Colbert procurou desenvolver o comércio na França, ao mesmo tempo em que dificultava a entrada de produtos estrangeiros. Também foi responsável por impulsionar a fabricação de manufaturas e artigos de luxo para abastecer o mercado europeu.
Inglaterra: o mercantilismo inglês se fortaleceu ao longo do século XVII, também priorizando a produção interna e dificultando a entrada de produtos estrangeiros através dos Atos de Navegação, em 1651. A Inglaterra expandiu muito sua marinha mercante e conquistou domínio sobre muitos territórios coloniais, se tornando uma grande potência comercial.
Espanha: entre os espanhóis, a prática mercantilista esteve ligada à exploração dos metais preciosos encontrados nas colônias americanas. O baixo desenvolvimento de manufaturas, em comparação com outros países europeus, e o excesso de ouro e prata favoreceram a importação de produtos estrangeiros em relação às exportações, contribuindo para um déficit da balança comercial.