Respostas
Resposta: Energia solar ou petróleo: veja as diferenças entre a energia solar e o petróleo e as vantagens e desvantagens de cada geração de energia.
introdução: O que é o petróleo e a energia solar?
O petróleo é um recurso natural não renovável. Ele é produzido ao longo de muitos anos por meio da oxidação de matéria orgânica em bacias sedimentares. Esse é um recurso utilizado como matéria-prima de muitas indústrias. Dentre elas, podemos destacar o uso para a geração de energia.
Já a energia solar pode ser dividida em duas principais áreas, a fotovoltaica e a termossolar. A primeira delas utiliza a luz do sol como forma primária de geração de energia, por meio dos painéis fotovoltaicos. Já a termossolar – ou heliotérmica – utiliza o calor do sol para converter energia cinética em energia elétrica.
introdução: Como funciona a geração de energia pelo petróleo?
A energia gerada pelo petróleo advém da queima do combustível fóssil em caldeiras. O vapor, então, movimenta turbinas ligadas a geradores. As turbinas, por sua vez, iniciam a produção de energia elétrica.
No Brasil, a matriz energética mais utilizada é a hidrelétrica, mas o petróleo é amplamente usado como fonte primária de energia em diversos países ao redor do mundo.
Por conter carbono em abundância na sua composição, a queima desse recurso libera CO2 na atmosfera, contribuindo para a destruição da camada de ozônio e o aumento do efeito estufa.
Segundo dados divulgados pela Agência Internacional de Energia, a queima de petróleo ainda representa 39% da matriz energética primária do mundo. Dentre os países que mais utilizam o petróleo como fonte de energia estão: os Estados Unidos, o Japão, o México, a Arábia Saudita e a China.
introdução: Como funciona a energia solar?
A energia solar utiliza a luz do sol ou o calor irradiado para geração de energia.
Os painéis fotovoltaicos podem ser instalados em telhados ou no chão, sendo mais utilizados para geração de energia residencial ou em edifícios comerciais. A energia fotovoltaica utiliza apenas a luz solar, e não o seu calor.
Enquanto isso, a energia heliotérmica utiliza a reflexão da luz solar para gerar calor. Esse calor é concentrado em um ponto específico por meio de superfícies refletoras, gerando o aquecimento de um líquido.
Esse líquido, então, gera o vapor que movimenta turbinas ligadas aos geradores. Pode-se dizer, portanto, que a energia heliotérmica converte energia cinética em energia solar.
Agora sim!: Energia solar ou petróleo?
O petróleo ainda pode ter bastante força na matriz energética mundial, mas pesquisas sugerem que a energia solar tem ganhado força.
Segundo dados publicados pela International Energy Agency (IEA), em 2015, a energia solar foi a matriz que apresentou mais crescimento, acumulando 49% de capacidade todos os anos, durante uma década.
Além disso, a preocupação com a sustentabilidade da produção energética já condena, há muitos anos, a queima de combustíveis fósseis. Isso pode ser observado nos diversos tratados internacionais para diminuição da emissão de carbono.
Tais dados, portanto, apontam para um forte tendência na adoção de fontes de energia mais limpas e renováveis. Por isso, a energia solar deve se fortalecer ainda mais nos próximos anos, deixando para trás o petróleo.
Explicação: Dados mostram que a energia solar tem um poder maior sobre o petróleo.