• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 3 anos atrás

GENTE PRECISO DISSO PARA HJ
É URGENTEEEEEEEEEEEEEEEE
1)(Ufu 2009) Santo Tomás de Aquino, nascido em 1224 e falecido em 1274, propôs as cinco vias para o conhecimento de Deus. Estas vias estão fundamentadas nas evidências sensíveis e racionais. A primeira via afirma que os corpos inanimados podem ter movimento por si mesmos. Assim, para que estes corpos tenham movimento é necessário que algo os mova. Esta concepção leva à necessidade de um primeiro motor imóvel, isto é, algo que mesmo não sendo movido por nada pode mover todas as coisas.

Sobre a primeira via, que é a do movimento, marque a alternativa correta.


A

Para que os objetos tenham movimento é necessário que algo os mova; dessa forma, entende-se que é necessário um primeiro motor. Logo, podemos entender que Deus não é necessário no sistema.


B

Para Santo Tomás, os objetos inanimados movem-se por si mesmos e esse fenômeno demonstra a existência de Deus.

C

A demonstração do primeiro motor não recorre à sensibilidade, dispensando toda e qualquer observação da natureza, uma vez que sua fundamentação é somente racional.


D

Conforme o argumento da primeira via podemos concluir que Deus é o motor imóvel, o qual move todas as coisas, mas não é movido.


2)(Ufu 2007) Sobre Tomás de Aquino, considere o seguinte trecho, extraído de uma conhecida História da Filosofia.

“O sistema tomista baseia-se na determinação rigorosa das relações entre a razão e a revelação. Ao homem, cujo fim último é Deus, o qual excede toda a compreensão da razão, não basta a investigação filosófica baseada na razão. Mesmo aquelas verdades que a razão pode alcançar sozinha, não é dado a todos alcançá-las, e não está livre de erros o caminho que a elas conduz. Foi, portanto, necessário que o homem fosse instruído convenientemente e com mais certeza pela revelação divina. Mas a revelação não anula nem torna inútil a razão: ‘a graça não elimina a natureza, antes a aperfeiçoa’. A razão natural subordina-se à fé tal como no campo prático as inclinações naturais se subordinam à caridade.”

ABBAGNANO, Nicola. História da Filosofia . Lisboa: Presença, 1978, p. 29-30, Vol. IV.


Com base no texto, é correto afirmar que Tomás de Aquino


A

rejeitava as verdades da fé cristã que não pudessem ser explicadas plenamente pela razão humana.

B

desprezava, por serem inúteis, as tentativas racionais em compreender as verdades da fé cristã.

C

buscava conciliar as verdades da fé cristã com as exigências da razão humana.

D

subordinava a fé à razão natural, só sendo digno de crença o que pudesse ser cientificamente comprovado.


3)(UFU 2013) Com efeito, existem a respeito de Deus verdades que ultrapassam totalmente as capacidades da razão humana. Uma delas é, por exemplo, que Deus é trino e uno. Ao contrário, existem verdades que podem ser atingidas pela razão: por exemplo, que Deus existe, que há um só Deus etc.


AQUINO, Tomás de. Súmula contra os Gentios. Capítulo Terceiro: A possibilidade de descobrir a verdade divina. Tradução de Luiz João Baraúna. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 61.


Para São Tomás de Aquino, a existência de Deus se prova


A

por meios metafísicos, resultantes de investigação intelectual.

B

por meio do movimento que existe no Universo, na medida em que todo movimento deve ter causa exterior ao ser que está em movimento.


C

apenas pela fé, a razão é mero instrumento acessório e dispensável.

D

apenas como exercício retórico.



4)(UNESP - 2018/2 - 1ª FASE) Nada acusa mais uma extrema fraqueza de espírito do que não conhecer qual é a infelicidade de um homem sem Deus; nada marca mais uma má disposição do coração do que não desejar a verdade das promessas eternas; nada é mais covarde do que fazer-se de bravo contra Deus. Deixem então essas impiedades para aqueles que são bastante mal nascidos para ser verdadeiramente capazes disso. Reconheçam enfim que não há senão duas espécies de pessoas a quem se possam chamar razoáveis: ou os que servem a Deus de todo o coração porque o conhecem ou os que o buscam de todo o coração porque não o conhecem.


(Blaise Pascal. Pensamentos, 2015. Adaptado.)




O pensamento desse filósofo é nitidamente influenciado por uma ótica


A

científica.


B

ateísta.


C

antropocêntrica.


D

materialista.


E

teológica.


AlbertEinstein01: isso é perguntas
AlbertEinstein01: pronto
Anônimo: OBGGGG
AlbertEinstein01: que isso não foi nada
Anônimo: :)
Anônimo: ..

Respostas

respondido por: alysonbueno8
0

Resposta:

1 - D

2 - C

3 - C

4 - E

Perguntas similares