Nesse texto, o trecho ". Diverte-se o coreógrafo. " (2º parágrafo), é um exemplo de linguagem arcaica. Coloquial. Padrão. Regional. Técnica.
Respostas
Resposta:
C) padrão.
Explicação:
Norma-padrão é a construção abstrata e idealizada de uma determinada língua, encontrada nas gramáticas tradicionais (derivando-se daí regras a serem seguidas), com o objetivo de servir de referência a “projetos políticos de uniformização linguística”, como pontua Faraco (2007, p. 75)[1]. Tem como objeto de representação, principalmente, a modalidade escrita presente em textos de escritores portugueses e brasileiros consagrados.
A norma padrão não deve ser confundida com a norma culta, que, segundo Faraco (2007, p.73), “designa o conjunto de fenômenos linguísticos que ocorrem habitualmente no uso dos falantes letrados em situações mais monitoradas de fala e escrita”.
Bons estudos!
"Diverte-se o coreógrafo" é um exemplo de linguagem padrão.
Linguagem padrão x linguagem coloquial
A linguagem padrão segue a norma padrão, obedecendo as regras gramaticais. Isso fica evidenciado nesse trecho pela uso da ênclise, ou seja, emprego do pronome oblíquo átono após o verbo.
Assim, recomenda a gramática normativa quando o verbo está no início do período. Por isso, o pronome "se" está em posição de ênclise: "Diverte-se".
Se fosse na linguagem coloquial, provavelmente se utilizaria a próclise, emprego do pronome oblíquo átono antes do verbo, assim: "Se diverte".
Não há termos em desuso de modo a indicar linguagem arcaica. Nem termos técnicos de modo a indicar linguagem técnica.
Mais sobre linguagem padrão em:
https://brainly.com.br/tarefa/20897720