• Matéria: Filosofia
  • Autor: rayssarj2016
  • Perguntado 3 anos atrás

O conceito de simpatia é central na teoria moral de Adam Smith e pode ser caracterizado como a consideração pela felicidade ou pela dor alheia. De acordo com o pensador, como podemos desenvolver a simpatia?

Respostas

respondido por: so100vem
4

Resposta:

Podem ser desenvolvidos pela proximidade familiar.

Explicação:

respondido por: AnthonioJorge
0

O conceito de simpatia - empatia - era central à teoria dos sentimentos morais de Adam Smith.

Tanto Adam Smith quanto David Hume acreditavam em um senso moral inato na forma de simpatia (empathy) ou sentimento de solidariedade. Para Smith, não importava o quão egoísta pudesse ser um homem: ainda haverá alguns princípios em sua natureza que lhe trazem o interesse na sorte de outros e tornam a felicidade alheia necessária a ele.

Piedade e compaixão, assim são traços naturais do homem conhecidos a partir da nossa imaginação: pela imaginação nos colocamos nas situações dos outros e nos tornamos, assim, uma mesma pessoa com eles.

Exemplos: Assim, um homem pode sentir, por empatia, o peso da gravidez de seua mulher, o sofrimento de seu filho ou a miséria da vida de um completo desconhecido.

Conclui-se, assim, que a expressão moderna "lugar de fala" acaba por ser, do ponto de vista da teoria moral de Adam Smith, um engodo com o propósito de matar exatamente a simpatia e seu vínculo natural e necessário com a imaginação.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/28423969

Anexos:
Perguntas similares