[...] Os atuais 54 Estados africanos [...] estão divididos por 109 fronteiras internacionais que medem no conjunto cerca de 50.000 milhas e, dentro desta perspectiva, a África é o continente mais dividido. As fronteiras modernas na África são, em elevada proporção, consideradas “artificiais”. Somente 26% delas seguem linhas dadas pelo relevo natural (como montanhas, rios, linhas divisórias de águas). [...] As fronteiras também dividem o que antigamente foi denominado áreas tribais e o que hoje aparece mais como “áreas culturais”. Ainda que tenhamos em mente a complexidade e a impossibilidade de se atribuir limites exatos a fenômenos tão flexíveis e fluidos como culture area ou denominação étnica, podemos afirmar que, na África contemporânea, muito poucas fronteiras coincidem com as culture areas e que entre 131 e 187 destas culture areas, respectivamente “áreas tribais”, estão divididas entre um ou mais Estados. [...]
Com base nesse texto e nessa imagem, conclui-se que a configuração moderna das fronteiras dos países africanos está relacionada
à diversidade étnica e cultural existente no continente.
à divisão arbitrária promovida pelos colonizadores europeus.
à grande extensão territorial que constitui o continente.
ao nível de desenvolvimento econômico e social de cada nação.
ao pequeno número de acidentes geográficos no território.
Respostas
Resposta:
letra b
Explicação:
O texto e a imagem mostram que a configuração moderna das fronteiras africanas foi feita com base na divisão arbitrária dos colonizadores (alternativa b).
Esta divisão aconteceu entre os anos de 1884 e 1885 durante a Conferência de Berlim, onde as potências industriais europeias da época fizeram uma série de reuniões para tratar de assuntos ligados ao comércio, dentre eles da Partilha da África.
A Partilha da África aconteceu para buscar novas matérias primas para a indústria europeia, mais mercados consumidores e novas áreas de investimento para a burguesia comercial europeia.
Através desta divisão, o continente foi dividido de maneira geométrica e aleatória sem levar em consideração as diversidades culturais e rivalidades dos povos africanos e sem respeitar os limites das fronteiras naturais que já existiam, colocando povos rivais em um mesmo território e dividindo uma mesma tribo em territórios diferentes.
No século XX, quando os colonizadores deixaram o continente, disputas internas de grupos rivais ao poder, levaram várias regiões do continente situações de tensão ocasionando genocídios, golpes de Estado e atrasos econômicos e sociais que ainda estão presentes nos dias de hoje.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/40427740