Há mais de cinco milênios, escrever era gravar símbolos na pedra, na argila e na madeira para registrar aquilo que a memória não dava conta de guardar. Ao longo da história, a escrita foi se organizando e se sofisticando na forma de caligrafia, o ato - ou a arte - de desenhar letras. A mudança criou uma nova elite, a dos calígrafos. Na China, a inventora do papel, só os mestres dos ideogramas ingressavam na ambicionada carreira pública. No Império Romano, talentos precoces eram selecionados para servir exclusivamente ao desenho das palavras. Nos conventos medievais, monges reproduziam a Bíblia em manuscritos magnificamente ilustrados. Aos poucos, escrever a mão foi se popularizando, primeiro com penas de aves mergulhadas em tinta, depois com caneta-tinteiro e, a partir dos anos 1940, com a esferográfica, o instrumento definitivo para dar agilidade à caligrafia. Mas, na era do computador, dos tablets e dos celulares, qual foi a última vez que você pegou papel e caneta e preencheu uma página com texto manuscrito?"
O conteúdo acima foi extraído do artigo "Entre a beleza e a frieza" (Coletânea Ética, Ciência e Tecnologia, p. 24-25). A partir da compreensão do referido artigo na íntegra, assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO.
( ) Tendo em vista as provas de redação nos concursos e vestibulares, a caligrafia continua sendo prioridade mesmo nas escolas que incentivam a digitação e o uso dos tablets nas salas de aula.
( ) As escolas não trabalham mais com a caligrafia, pois acreditam que desenvolver o raciocínio lógico atualmente é mais importante.
( ) Algumas escolas têm se adaptado diante das mudanças promovidas pela tecnologia e teclar em vez de escrever faz parte de uma dessas adaptações.
( ) Os que defendem a escrita a partir das teclas de um computador em vez da escrita manual acreditam que o desenvolvimento do raciocínio lógico independe do instrumento usado para sua expressão.
( ) Para atender as exigências do mercado, a digitação tem entrado no currículo das escolas e a caligrafia foi abolida.
F, F, V, F, V.
F, V, F, F, V.
V, V, F, V, V.
V, F, F, V, V.
F, F, V, V, F.
Respostas
respondido por:
8
Acredito ser a "E", F,F,V,V,F.
respondido por:
7
Minha resposta: F-F-V-V-F
Perguntas similares
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás