No processo de conciliação e interpretação do projeto colonizatório da América Latina, iniciado com a conquista e prolongado até o século XVIII, houve duas vertentes principais. De um lado, estavam os que, em nome da garantia da doação papal, da realização da tarefa de divulgação do Evangelho, ou mesmo da supremacia da raça europeia sobre o indígena, legitimavam a conquista militar. De outro, estavam os que negavam a validade da violência, mesmo que sua finalidade fosse nobre.
AZEVEDO, Israel Belo de; História da Igreja II. Graduação – EAD. Maringá-PR: UniCesumar, 2018.
Sobre as figuras de Ginés de Sepúlveda e Bartolomé de Las Casas, seus posicionamentos e relevância para o dilema histórico descrito acima, leia atentamente as proposições a seguir:
I – A causa indígena, sua evangelização pacífica feita dentro de um contexto capaz de salvaguardar todos os direitos humanos, foi a principal motivação de Las Casas. Na defesa dos interesses desses povos, o bispo buscou conscientizar e esclarecer os meios intelectuais da Espanha seiscentista.
II – Para que o índio sobrevivesse, Las Casas teria proposto um sistema alternativo de colonização: a formação de comunidades indígenas em cada vila ou cidade de espanhóis. Nelas, estes deveriam trabalhar juntos e ter meios para o autosustento. Contudo, essa proposta nunca reverteu a política colonial.
III – Considerado um dos fundadores da história latino-americana, Sepúlveda, ao afirmar que os índios eram pessoas criadas por Deus sem maldades, nem falsidades, e obedientes a seus senhores cristãos, concluiu que as conquistas realizadas após a descoberta das Índias eram uma obrigação evangelística.
IV – O pressuposto da tradição europocêntrica de Sepúlvida era o da inferioridade dos índios, razão pela qual seu destino seria a dominação por outro povo mais culto, segundo a ordem natural da lei divina. Para este fim, a sua rudeza intelectual foi utilizada para inocentá-los dos crimes de sacrifício humano.
É correto o que se diz em:
Alternativas
Alternativa 1:
III, apenas.
Alternativa 2:
I e IV, apenas.
Alternativa 3:
II, apenas.
Alternativa 4:
III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I e II, apenas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Alternativa 5:
I e II, apenas.
Explicação:
respondido por:
0
A alternativa correta para a questão acima é a alternativa 5.
É de extrema importância mencionar que, a sobrevivência das comunidades indígenas, era preciso uma intervenção urgente no local, e para esse propósito, Las Casas propôs uma ideia que colocava a colonização em cheque, na qual comunidades eram formadas nas cidades de espanhóis.
Além disso, Las Casas defendia também as vontades desse povo indígena, assim como também gostariam de manter suas tradições e culturas, buscando dessa forma, apoio do bispo local vigente na época, esse que se preocupou em levar o conhecimento para essa Espanha.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás