Nem respeitar, nem valorizar, nem adequar as variedades linguísticas Como costuma, segundo Barzotto (2004), ser o trabalho pedagógico com variantes linguísticas?.
Respostas
Resposta:
(X) A partir do movimento da variedade de menor prestígio em direção à de maior prestígio.
Explicação:
Conferido no texto base e AVA.
Segundo Barzotto o trabalho com as variantes linguísticas deve ocorrer a partir do movimento da variedade de menor prestígio em direção à de maior prestígio. Alternativa B.
Segundo o professor Valdir Heitor Barzotto, ao se ensinar a língua e suas respectivas variedades, é necessário promover uma sensibilização quanto as variantes linguísticas inferiores em ascensão ao trabalho com as superiores, pois assim, seria seguido o padrão proposto pela sociedade de adequação.
Portanto, sua análise se configura como uma crítica, pois, na prática, no cotidiano, se é cobrado que se 'fale correto' e formal, desconsiderando a vivência daqueles que não foram oportunizados à vida acadêmica.
Desse modo, o uso de verbos respeitar, valorizar e adequar, expressa a visão crítica do teórico frente ao comportamento social da exigência de adoção de determinada variação linguística.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/25617416
Bons estudos!