A Proclamação da República no Brasil, em 1889, instituiu a necessidade de revisão dos símbolos nacionais. A nova bandeira, por exemplo, expressou rupturas e continuidades, bem como a valorização de determinadas ideias para o novo regime. A este respeito, explique a origem do lema "ordem e progresso" inscrito na bandeira nacional buscando destacar a relação entre esse lema o projeto republicano dos proclamadores deste regime no Brasil.
Respostas
ORDEM E PROGRESSO essa mensagem é o lema nacional desde sua formação e foi idealizada pelo filósofo Raimundo Teixeira Mendes em 1889.
Na bandeira, ordem significa a defesa e manutenção de tudo que funciona de maneira positiva. É a proteção do que é certo e bom, em todos os aspectos da vida nacional.
O progresso significa o avanço natural da sociedade e das instituições como consequência da defesa da ordem.
A expressão ordem e progresso teve origem na corrente filosófica e política do positivismo, surgida no século XIX. Na França, um dos principais representantes do positivismo foi Auguste Comte, autor da frase:
"O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.”
Os ideais e o lema de Comte contribuíram para a proclamação da república no Brasil e serviram de inspiração para a elaboração da bandeira.
O positivismo possui ideais republicanos, como a busca de condições sociais básicas através do respeito aos seres humanos, salários dignos, bem como o melhoramento do país em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais.
Ordem e Progresso também é um livro do escritor Gilberto Freyre, publicado em 1957 em que o autor aborda a transição do regime monarquista ao republicano no Brasil.