alguém faz uma redação pra mim ,com o tema (A EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM QUESTÃO NO BRASIL)
AGRADEÇO DESDE JÁ!
Respostas
Resposta:
De acordo com o Mapa da Educação Financeira no Brasil, publicado em 2013, existem pessoas mais vulneráveis a questões de consumo, por possuírem menos acesso à informação, formação e orientação financeira. Os idosos, as crianças e os moradores de regiões menos assistidas por órgãos de defesa do consumidor são algumas delas. Para garantir o atendimento a esses públicos, a ENEF desenvolve as seguintes iniciativas:
> Programa de Educação Financeira a Crianças e Jovens: formação de professores e materiais desenvolvidos especificamente para cada faixa etária de alunos do ensino fundamental e médio da rede pública. Já foi aplicado com sucesso em mais de mil escolas desde que foi criado, em 2014. Todo o material está disponível para as escolas que desejem adotar o programa por meio da plataforma aberta de educação financeira.
> Programa de Educação Financeira a Adultos: ainda em fase de testes, tem por objetivo desenvolver metodologias de educação financeira para aposentados de baixa renda e mulheres beneficiárias do Bolsa Família em todo o Brasil.
Explicação:
Espero ter ajudado!
Resposta:
Segundo a OCDE (2005), educação financeira é “o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer escolhas bem informadas, saber onde procurar ajuda e adotar outras ações que melhorem o seu bem-estar. Assim, podem contribuir de modo mais consistente para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro”.
A recente ascensão econômica de milhões de brasileiros coloca o cidadão em contato com novas situações e operações financeiras pouco familiares para muitas pessoas. Somado a isso, o aumento das possibilidades de consumo torna necessário promover a educação financeira para despertar a consciência da população quanto às suas decisões individuais e familiares relacionadas a seus recursos.
Adotar decisões de crédito, investimento, proteção, consumo e planejamento que proporcionem uma vida financeira mais sustentável gera impactos não só a vida de cada um, como também no futuro do nosso país. A educação financeira convida a todos para ampliar sua compreensão a respeito dessas escolhas, sendo um conhecimento que possibilita o desenvolvimento de uma relação equilibrada com o dinheiro.
O Brasil é um dos poucos países do mundo que possui uma Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), criada para promover ações de educação financeira gratuitas e sem qualquer interesse comercial. A ENEF brasileira é resultado de uma articulação entre 11 instituições de governo e da sociedade civil e, por este diferencial, valoriza ações que integrem a iniciativa privada, a sociedade civil e o governo
Explicação: