Respostas
Resposta:
Alemanha, Luxemburgo e Espanha
Explicação:
Segundo um estudo divulgado pela entidade na abertura do II Fórum Europeu de Câmaras de Comércio, o investimento direto dos países europeus no Brasil nos primeiros oito meses deste ano foi de três bilhões de dólares, e a perspectiva é de que antes do fim do ano supere os 3,6 bilhões de dólares de 2003.
Nesse cálculo estão incluídos os investimentos da Suíça, país que não faz parte da União Européia (UE).
"Nos últimos anos houve uma retração mundial dos investimentos estrangeiros no Brasil, mas agora acreditamos no regresso dos investimentos", disse o presidente da Eurocâmaras, Yves Jadoul.
Os países europeus que mais investiram no Brasil até agosto deste ano foram Alemanha (668 milhões de dólares), Luxemburgo (454 milhões de dólares) e Espanha (400 milhões de dólares).
Outros grandes investidores no Brasil são França (242 milhões de dólares), Itália (233 milhões de dólares) e Suíça (123 milhões de dólares).
Jadoul destacou o caso da Áustria, que deu um salto em seus investimentos no Brasil, pois passou de 11 milhões de dólares destinados ao país em 2003 para 89 milhões de dólares em só oito meses de 2004.
"Notamos grande interesse desses países em investir em setores como os de papel e celulose, químico, farmacêutico, de automotores, alimentos e maquinaria ", expressou o presidente da Eurocâmaras.