• Matéria: Português
  • Autor: breno201418170111645
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto e responda à questão em seguida “O rumor crescia, condensando-se: o zum-zum de todos os dias acentuava-se; já não se destacavam vozes dispersava, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda: ensarilhavam-se discussões e resingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já não se falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra. Da porta da venda que dava para o cortiço iam e vinham como formigas; fazendo compras. (...) O zum-zum chegava ao seu apogeu. (...) As corridas até à venda reproduziam-se, transformando-se num verminar constante de formigueiro assanhado. (O Cortiço – Aluisio Azevedo) 2. Com base na descrição do ambiente, a narrativa reduz as personagens humanas a sua animalidade. Essa característica refere-se ao: a) determinismo b) darwinismo c) positivismo d) zoomorfismo​

Respostas

respondido por: brendaisis
1

Por meio da leitura da obra de Aluísio de Azevedo, pode-se identificar um processo que pode ser caracterizado como zoomorfismo. Esse fenômeno compreende, em suma a animalização dos personagens, já que, tal obra tem como um de seus principais diferenciais, o predomínio do naturalismo.

O naturalismo compreendeu vertente literária que considerava o indivíduo como fruto de suas experiências no meio em que vive e de sua hereditariedade.

Perguntas similares