1- A chegada dos portugueses ao Brasil em 1500 foi marcada pelo desinteresse dos mesmos, explique os motivos que levaram os portugueses a não se interessarem pelas terras recém descobertas.
2- De que forma os portugueses exploraram o pau-brasil?
3- Qual o interesse dos portugueses na exploração do pau-brasil?
4- Para efetivar o processo de colonização, os portugueses optaram pelas capitanias hereditárias, como9 funcionava a doação de terras para os donatários?
5- Cite as duas capitanias que prosperaram.
Respostas
Resposta:
1. A chegada dos portugueses ao Brasil iniciou o período conhecido como Pré-colonial, que foi caracterizado pelo aparente desinteresse de Portugal em relação às terras brasileiras. Isso ocorreu, sobretudo, porque o interesse da elite econômica portuguesa estava mais voltado ao desenvolvimento do comércio com a Índia, e por causa das dificuldades em averiguar as possibilidades econômicas do novo território.
2. A exploração do pau-brasil foi a primeira atividade realizada pelos portugueses no Brasil durante o século XVI e aconteceu por meio da exploração da mão de obra dos indígenas. ... O trabalho de derrubada da árvore era realizado pelos indígenas com base no escambo.
3. O pau-brasil se mostrou economicamente interessante para os portugueses, pois essa madeira continha uma tinta vermelha muito utilizada na coloração de tecidos. Além disso, essa mesma madeira era de grande serventia na construção de casas, móveis e embarcações.
4. A doação de uma capitania era feita através de dois documentos: a Carta de Doação e a Carta Foral. Pela primeira, o donatário recebia a posse da terra, podendo transmiti-la para seus filhos, mas não vendê-la. Recebia também uma sesmaria de dez léguas da costa na extensão de toda a capitania.
5. Pernambuco e São Vicente foram as capitanias que mais prosperaram.
Explicação: