[...] Nas festas dos quilombos contemporâneos, pode-se verificar uma série de atitudes rituais que valorizam as tradições da comunidade com o sentido de perpetuá-las. Mesmo quando os mais jovens, em busca de emprego e salário, saem para trabalhar fora da comunidade, ainda assim mantêm o vínculo com ela, participando das suas festas maiores, das comemorações e dos rituais, e desempenhando nelas o seu papel habitual. A importância de manter o sentido de pertencimento leva os que saem a voltar na época da festa. É assim a necessidade de valorização da sua própria cultura e, portanto, da afirmação da sua visão de mundo, de entrada na busca do sobrenatural e do tempo mítico da festa, que os impulsiona. [...]
Esse texto descreve manifestações culturais que buscam perpetuar as tradições de uma comunidade tradicional brasileira formada fundamentalmente por
ciganos, que estão sempre em movimento pelo espaço.
indígenas originários das matas nativas do país.
negros descendentes de fugitivos da escravidão.
ribeirinhos, que têm seu modo de vida atrelado aos rios.
sertanejos, que habitam as regiões semiáridas do país.
Respostas
A terceira alternativa é a que melhor apresenta o sentido de Quilombo proposto no texto. As comunidades quilombolas se agrupam colocando em prática suas tradições mesmo na sociedade moderna.
Segundo o Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003, foi regulamentado o procedimento para identificação, assim como o reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos.
Demos considerar também a proteção aos ciganos, que se organizam como um grupo de nômades que podem fazer parte de diferentes grupos religiosos, indo desde os umbandistas até os evangélicos.
Além disso é importante destacar que a partir do Decreto 4883/03 ficou transferida do Ministério da Cultura para o Incra a competência para a delimitação das terras dos remanescentes das comunidades dos quilombos, bem como a determinação de suas demarcações e titulações.
Resposta:
letra (C) Negros descendentes de fugitivos da escravidão.
Explicação: